Ocha alerta sobre surto de febre hemorrágica viral no Sudão

0
28

19/11/2015

Ocha alerta sobre surto de febre hemorrágica viral no Sudão

Ouvir /

Agência da ONU cita dados do Ministério da Saúde sudanês a confirmar 392 casos suspeitos; desde agosto 113 pessoas morreram da doença na área de Darfur.

Menino sudanês. Foto: Ocha

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha, fez um alerta sobre um surto de febre hemorrágica viral no Sudão.

A agência da ONU citou dados do Ministério da Saúde sudanês a apontar para o registo de 392 casos suspeitos da doença na área de Darfur, desde agosto. As autoridades disseram que 113 pessoas morreram na região.

Febre e Sangramento

Segundo o Ocha, a febre hemorrágica viral é um termo amplo usado para identificar várias doenças causadas por diversos tipos de vírus, geralmente transmitidos por mosquitos. Os sintomas, na maior parte dos casos, incluem febre e sangramento.

Os especialistas dão como exemplo a dengue. As análises de laboratório de vários casos suspeitos de febre hemorrágica confirmaram múltiplas ocorrências de dengue em Darfur.

Saúde e Educação

Organizações de auxílio apoiam análises de amostras de sangue em laboratórios. As agências fornecem medicamentos e formação para gerir os casos da doença, assim como chamar a atenção para a saúde e a educação nos acampamentos de deslocados.

A entidades estão também a fortalecer os sistemas de vigilância. A região oeste de Darfur regista 70% dos casos suspeitos da febre hemorrágica viral e é o foco principal das operações de resposta do Ocha.

*Apresentação: Eleutério Guevane.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome