Nova agenda de desenvolvimento guia ações para os próximos 15 anos

0
66

30/12/2015

Nova agenda de desenvolvimento guia ações para os próximos 15 anos

Ouvir /

Decisão histórica tomada por 193 países entra oficialmente em vigor em 1º de janeiro; para o secretário-geral, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um "contrato social entre os líderes mundiais e a população".

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Imagem: ONU

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O ano novo marca o lançamento oficial da "ousada e transformadora" Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, adotada por líderes mundiais em setembro, na sede da ONU em Nova York.

A nova Agenda pede aos países que comecem ações para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, nos próximos 15 anos.

Modelo para o Sucesso

Para o secretário-geral, Ban Ki-moon, os 17 ODS são a "visão compartilhada de humanidade e um contrato social entre os líderes mundiais e a população".

O chefe da ONU disse ainda que os objetivos são "uma lista do que fazer para as pessoas e o planeta e um modelo para o sucesso".

Unanimidade

Os ODS foram adotados por unanimidade pelos 193 Estados-membros das Nações Unidas durante a Cúpula sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro.

O documento aborda as necessidades das pessoas tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás.

Três Dimensões

Ampla e ambiciosa em escopo, a nova Agenda aborda as três dimensões do desenvolvimento sustentável: social, econômico e ambiental, assim como aspectos importantes relacionados à paz, à justiça e a instituições eficazes.

A mobilização dos meios de implementação, incluindo recursos financeiros, desenvolvimento tecnológico e capacitação, assim como o papel das parcerias, são reconhecidos como fundamentais.

Mudança Climática

A Confêrencia das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP21, foi vista por muitos como o primeiro teste de vontade política para a implementação da nova Agenda.

Segundo o secretário-geral, "o acordo de Paris é um triunfo para as pessoas, para o planeta e para o multilateralismo".

Ban destacou que "pela primeira vez, cada país no mundo prometeu reduzir suas emissões, fortalecer a resiliência e agir nacional e internacionalmente para abordar a mudança climática ".

Contribuição de Todos

Para o chefe da ONU, "tornar esta visão uma realidade é principalmente responsabilidade dos países, mas também requer novas parcerias e solidariedade internacional. Todos têm uma contribuição a fazer".

Avaliações de progresso terão de ser feitas regularmente em cada país, envolvendo a sociedade civil, empresários e representantes de diversos grupos.

Avaliação

Os 17 ODS e suas 169 metas serão monitorados e avaliados usando um conjunto de indicadores globais que serão compilados em um relatório de progresso anual.

O Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável vai se reunir anualmente nas Nações Unidas e avaliar os avanços em nível global, identificando lacunas e questões emergentes e recomendando ação corretiva.

Leia Mais:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome