Na COP21, prefeito de Mariana faz apelo por maior preocupação com o ambiente

0
47

05/12/2015

Na COP21, prefeito de Mariana faz apelo por maior preocupação com o ambiente

Ouvir /

Duarte Gonçalves Júnior falou com a Rádio ONU e explicou que aquecimento global seca barragens mais rápido, o que pode ter contribuído com rompimento; ele defende que município não dependa somente da mineração.

Prefeito de Mariana na COP21. Foto: Rádio ONU/Cristina Silveiro

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.*

O prefeito do município de Mariana, em Minas Gerais, foi até Paris fazer um apelo aos líderes reunidos na Conferência da ONU sobre Mudança Climática. Duarte Gonçalves Júnior conversou com a Rádio ONU e relembrou a tragédia ocorrida no mês passado.

Segundo o prefeito, a barragem tinha mais de 60 milhões de litros de rejeitos com lama e ele falou inclusive numa relação entre a mudança climática e o rompimento. Duarte Gonçalves Júnior explicou porque decidiu participar da COP21.

Diversificação Econômica

"Para chamar a atenção de todos os países e cidades que têm a mineração como seu foco que a preocupação com o meio ambiente tem que ser maior do que nunca. O aquecimento global seca mais rápido as barragens e pode ser um dos fatores que fizeram a barragem se romper ou fazer a trinca como aconteceu. E viemos também com a preocupação de tentar uma diversificação econômica e deixar de depender tanto da mineração como o município de Mariana depende hoje."

Segundo o prefeito de Mariana, a barragem precisa receber água para manter o equilíbrio e ele tem notado que com o passar do tempo, essa água tem evaporadop mais rápido, iniciando as rachaduras que causaram o rompimento.

Tragédia

Apesar da morte de 26 pessoas, Gonçalves Duarte Júnior falou em um "sentimento de milagre, porque a tragédia foi muito grande e muito mais pessoas poderiam ter morrido" no desastre.

O prefeito lembrou que a lama passou por Minas Gerais, chegou ao Espírito Santo, atingindo 60 cidades e destruindo locais históricos, sendo considerado, segundo ele, "o maior derramamento de lama do mundo".

*Com reportagem de Cristina Silveiro, enviada da Rádio ONU a Paris.

Leia todas as notícias sobre a COP21.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome