Moçambique: OIM apoia realização do Fórum da Diáspora Moçambicana

0
52

Ouvir /

O projecto "Capacitação Institucional para o Envolvimento da Diáspora em Moçambique" pretende melhorar a comunicação entre o governo e cidadãos moçambicanos que vivem no exterior na agenda de desenvolvimento.

Maputo, Moçambique. Foto: Banco Mundial/John Hogg

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.

Maputo acolhe esta segunda-feira o Fórum da Diáspora Moçambicana, uma iniciativa concebida pela Organização Internacional para Migrações, OIM, e o Instituto Nacional para as Comunidades Moçambicanas no Exterior, Inace.

Participam no evento funcionários de instituições públicas, organizações da sociedade civil, das missões diplomáticas e consulares de Moçambique.

Desenvolvimento

Em conversa com a Rádio ONU, em Maputo, a chefe da missão da OIM em Moçambique, Katharina Schnôring, justificou a importância do evento.

"A diáspora tem um papel muito importante no desenvolvimento do país. Este é o primeiro evento onde o governo e diáspora vão falar em conjunto sobre o desenvolvimento de Moçambique. Será o fórum com espaço para discutir aspectos de nível técnico. Nestes dois dias, vamos falar de como a diáspora pode engajar-se para o desenvolvimento."

Estão confirmadas a participação da diáspora moçambicana em países como Malaui, África do Sul, Suazilândia, Angola, Portugal, França, Indonésia, Dinamarca, Etiópia, Holanda, China e Estados Unidos da América.

A quantidade de países aumenta as expectativas da OIM, segundo explica Katharina Schnôring.

Expectativas

"Nós esperamos que depois haja um contacto forte entre a diáspora e governo. Esperamos também que haja projetos concretos e uma discussão sobre o investimento da diáspora que para pessoas que regressam para um período curto tenham assim diferentes possibilidades."

Uma nota conjunta da OIM e do Inace indica que como resultados esperados consta a criação de uma rede de moçambicanos na diáspora qualificada e com vontade de investir e/ou contribuir para o desenvolvimento económico e social de Moçambique.

A comunidada internacional estará representada pelo Banco Mundial, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, e pelo Fundo das Nações Unidas para População, Unfpa.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome