México precisa melhorar, com urgência, o fornecimento de água para todos

0
142

México precisa melhorar, com urgência, o fornecimento de água para todos

Ouvir /

Relator de direitos humanos da ONU visitou o país e afirmou que comunidades de áreas rurais, das periferias e povos indígenas dependem de fontes pouco acessíveis e inseguras; Léo Heller avalia que falta de saneamento preocupa.

Foto: Banco Mundial/Gerardo Pesantez

Leda Letra, da ONU News em Nova Iorque.

O relator* das Nações Unidas sobre água potável e saneamento está pedindo ao governo do México para ampliar e melhorar, com urgência, o acesso à água no país.

Léo Heller encerrou, esta segunda-feira, uma visita de 11 dias ao país e destacou que os sistemas de água e de saneamento precisam ser confiáveis, seguros e acessíveis para todos.

Baixa qualidade

Antes de deixar a Cidade do México, o especialista declarou que "a realidade do acesso à água para comunidades pobres em áreas rurais, de periferias ou dos povos indígenas é esporádica e a qualidade não é confiável". Com isso, muitas pessoas dependem de fontes de água que não são seguras ou são muito caras.

Por exemplo, em um bairro marginalizado na capital mexicana, as pessoas utilizam burros para transportar água. Outras comunidades denunciaram que a água estaria sendo desviada para uso comercial ou turístico.

Lei

Para Heller, a "ausência de serviços adequados de saneamento é um problema preocupante para essas comunidades no México". Esta foi a primeira vez que o relator visitou o país para avaliar a situação e reconheceu avanços na expansão da infraestrutura de água e de saneamento.

Ao mesmo tempo, o relator apelou ao governo para dar "a mais alta prioridade a esse setor estratégico e garantir os recursos necessários para melhorar os serviços para todos".

Ele também avalia que o México deveria adotar uma lei mais atualizada sobre o setor de água e acabar com a brecha entre "promessas constitucionais e realidade".

*Os relatores especiais especiais fazem parte do Conselho de Direitos Humanos da ONU e trabalham de forma voluntária, sem receber salário. Eles não são funcionários das Nações Unidas e trabalham de forma independente de qualquer governo ou organização.

Notícias Relacionadas:

Banco Mundial quer impulsionar infraestrutura na América Latina e Caribe

América Latina perde bilhões de dólares com desnutrição e obesidade

Entrevista: Dia Mundial da Água

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome