Malaui conclui revisão pelos pares sobre redução de risco de desastres

0
44

07/01/2016

Malaui conclui revisão pelos pares sobre redução de risco de desastres

Ouvir /

Avaliação abrangeu políticas e ações da área; Gabinete das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres e Sadc apoiam processo financiado pela Comissão Europeia.

Inundacões deslocaram cerca de 230 mil pessoas no Malaui em 2015. Foto: Pnud/Malaui.

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.*

O Malaui foi avaliado na área de políticas e ações relacionadas à Redução de Riscos de Desastres num processo apoiado pelo Escritório da ONU sobre o tema com financiamento a Comissão Europeia. A Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral, Sadc, esteve envolvida no processo.

Especialistas de Moçambique, da África do Sul e do Zimbabué tomaram parte na análise sobre o Malaui, que será incluída no relatório de revisão de pares sobre a redução do risco de desastres na África Austral.

Desafios

O secretário e comissário para os Assuntos de Gestão de Desastres no Malaui, Bernard Sande, afirmou que apesar de o país possuir uma política sobre a área ainda persistem desafios.

O responsável citou a importância das recomendações geradas a partir do processo de revisão por pares, uma vez que irá prevenir a repetição do impacto das cheias devastadoras como as que assolaram o país em 2015.

Deslocados

No ano passado, as inundações no país provocaram interrupção das vias de acesso para transporte de alimentação, medicamentos, serviços de água potável e saneamento. Cerca de 230 mil pessoas foram deslocadas pelas cheias.

A revisão pelos pares na área de desastres apoia o balanço dos esforços de países para reduzir o risco e a partilha das lições para ajudar a elaborar políticas sobre a gestão do setor.

Leia Mais:

PMA mobiliza apoios para a pior crise alimentar da década no Malaui

Pnud apoia iniciativa para dar água segura a mais de meio milhão no Malaui

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome