Líderes pedem mais cooperação internacional para atividades espaciais

0
54

24/11/2016

Líderes pedem mais cooperação internacional para atividades espaciais

Ouvir /

Afirmação consta da Declaração de Dubai que indica vários caminhos para o desenvolvimento do espaço sideral; autoridades e especialistas debateram o assunto durante Fórum Global de cinco dias nos Emirados Árabes.

Cerimônia de encerramento do Fórum Global Espacial em Dubai. Da esq. para dir. estão Michael Simpson, diretor-executivo da Fundação Mundial de Segurança; Simonetta Di Pippo, diretora Unoosa e Mohammed Nasser Al-AHBABI, da Agência Espacial dos Emirados Árabes. Foto: Unoosa

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

Representantes e especialistas da comunidade espacial global querem “forte cooperação internacional” nas atividades no espaço sideral.

A Declaração de Dubai, divulgada esta quinta-feira. ao final do Fórum Global de cinco dias nos Emirados Árabes, mostra opções para o desenvolvimento espacial.

Recomendações

A reunião de alto nível foi organizada pelo escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Sideral, Unoosa e pelo governo do país árabe.

A diretora do Unoosa, Simonetta Di Pippo, disse que os especialistas prepararam várias recomendações para lidar com a questão do desenvolvimento.

Em entrevista à Rádio ONU, em Dubai, ela afirmou que a declaração e o que foi dito no encontro ajudaram a um entendimento sobre como a comunidade internacional deve avançar na utilização do espaço para o desenvolvimento.

Segundo ela, o encontro também mostrou o caminho sobre como “conceder acesso espacial para um número crescente de países e como ajudar os Estados a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Economia e Diplomacia

Mais de 100 membros da comunidade espacial global participaram do fórum em Dubai, incluindo chefes de agências espaciais, astronautas, representantes de governos e de organizações não governamentais, além do setor privado.

Os debates tiveram como foco quatro áreas espaciais relacionadas à economia, sociedade, acesso e diplomacia.

O encontro de Dubai foi o primeiro de uma série de três fóruns em antecipação ao aniversário de 50 anos da primeira Conferência da ONU sobre a Exploração e o Uso Pacífico do Espaço Sideral, chamada Unispace.

Leia Mais:

Fórum da ONU em Dubai debate o papel do espaço para o desenvolvimento

ONU e astronauta da Nasa lançam concurso de fotos sobre o espaço

ONU debate uso do espaço sideral na agenda de desenvolvimento pós-2015

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome