Graça Machel e Unicef ajudam a difundir metas globais em Moçambique

0
68

Ouvir /

Ativista moçambicana e agência da ONU formalizam ações de advocacia e monitoria das políticas e programas infantis; fundadora da Graça Machel Trust e da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade foi nomeada por chefe da ONU.

Crianças a brincar na província do Niassa. Foto: Rádio ONU/Ouri Pota

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.

A defensora eminente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Graça Machel conversou com adolescentes sobre a situação da criança e prioridades na implementação em Moçambique.

Em Maputo, a também Fundadora da Graça Machel Trust, GMT, e presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, FDC, abordou o tema com líderes de vários grupos.

Preocupações

Entre os participantes estavam produtores de programas infantis de rádio e televisão, membros do Parlamento Infantil e do Clube das Raparigas e Escola de Liderança.

Uma nota do Unicef e do FDC cita Mardel Juma, 15 anos, destacando a oportunidade de apresentar preocupações e visões dos adolescentes. Dilson dos Santos, 16 anos, disse crer que os adolescentes serão envolvidos ativamente na implementação das metas da agenda global até 2030.

Graça Machel faz parte do painel de personalidades nomeadas pelo secretário-geral das Nações Unidas para liderar a advocacia para a implementação dos ODS.

O seu compromisso é destacar a voz e os pontos de vista das crianças e dos adolescentes nas suas ações de advocacia e sensibilização pública no país.

Sensibilização

O Unicef a nível regional e a Graça Machel Trust, GMT firmaram uma Parceria que envolve a advocacia junto aos setores públicos e privados para a realização dos direitos das crianças.

As outras áreas são a monitoria das políticas e programas sobre as crianças e a apacitação institucional de organizações da sociedade civil para o seu engajamento reforçado no que tange à agenda sobre os direitos das crianças.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome