Fórum da ONU destaca parcerias para acelerar cumprimento de metas globais

0
64

Fórum da ONU destaca parcerias para acelerar cumprimento de metas globais

Ouvir /

Vice-secretária-geral destaca que "o tempo corre" para alcançar a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável; presidente da Assembleia Geral destaca cooperação para mobilizar até US$ 7 trilhões de investimentos por ano.

Foto: Unicef/ Noorani

Eleutério Guevane, da ONU em Nova Iorque.

As Nações Unidas realizam desde terça-feira o Fórum de Parcerias que destaca o tipo de colaboração para promover oportunidades, aumentar a prosperidade e o desenvolvimento sustentável para todos.

Na abertura da sessão, em Nova Iorque, o presidente do Conselho Económico e Social, Ecosoc, Frederick Shava, disse que é preciso um esforço coletivo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, ODSs.

União de forças

Para o representante, a luta por um mundo sem pobreza, fome, doenças além de promover uma vida melhor para todos e um planeta mais saudável só pode ser vencida com a união de forças. Ele mencionou que os objetivos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável reconhecem o papel catalisador das parcerias para a sua implementação.

No evento, a mensagem da vice-secretária-geral da ONU destaca que "o tempo corre". Falando por videoconferência, Amina Mohammed lembrou que "nenhum objetivo pode ser cumprido sem parcerias inclusivas e ousadas."

A representante destacou que é indispensável a cooperação nesse processo porque permite mobilizar e partilhar conhecimentos, competências, tecnologia e fundos para que as metas sejam atingidas em todos os países.

Desenvolvimento

Mohammed ressaltou que a assistência ao desenvolvimento vai continuar essencial mas mencionou a importância de haver investimentos significativos em ramos como o setor privado.

O presidente da Assembleia Geral, Peter Thomson, considerou as parcerias fundamentais para mobilizar um valor entre US$ 5-7 trilhões de investimentos por ano para alcançar os ODSs.

Thomson destacou que são essenciais recursos privados, mistos, interativos e públicos aliados aos que surgem a nível interno e da ajuda pública ao desenvolvimento.

Entre as necessidades mais importantes para aproveitar o poder da tecnologia para implementar as metas globais ele citou a adaptação das inovações às condições locais.

O presidente da Assembleia Geral disse que é preciso estimular o crescimento da economia ecológica, construir infraestrutura resiliente e direcionar as ações para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome