Evento na ONU debate discurso de ódio nos media

0
57

02/12/2015

Evento na ONU debate discurso de ódio nos media

Ouvir /

Encontro é organizado pela Aliança das Civilizações e contará com a participação de jornalistas, especialistas e representantes das Nações Unidas; enfoque do simpósio será a criação de uma plataforma para diálogo construtivo sobre a questão.

Migrantes e refugiados chegando à ilha de Lesbos, na Grécia. Foto: Unicef/ Ashley Gilbertson VII

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Um evento na sede das Nações Unidas, esta quarta-feira, debate o discurso de ódio nos media.

O encontro, organizado pela Aliança das Civilizações, contará com a participação de jornalistas, especialistas e representantes da ONU.

Diálogo Construtivo

O enfoque do simpósio de um dia será na criação de uma plataforma para diálogo construtivo sobre a questão do discurso de ódio e na partilha de melhores práticas.

Ênfase particular será colocada no envolvimento com a media global e jornalistas, especialmente os que estão em posição para relatar, comentar e investigar xenofobia, extremismo violento, discursos de ódio e preconceito.

Imigrantes

O impacto da linguagem em minorias, especialmente em comunidades de imigrantes, é um dos tópicos de discussão do evento.

Segundo a Aliança das Civilizações, em todo o mundo há um aumento acentuado nos exemplos de uso do discurso de ódio para culpar imigrantes e minorias pelos problemas dos países.

Redes Sociais

O órgão afirmou ainda que os media têm um papel fundamental na perceção pública sobre populações migrantes e sua integração, a fornecer relatos e análises objetivos, bem pesquisados e precisos.

Nas redes sociais, é possível acompanhar o debate usando a hashtag #SpreadNoHate

Leia Mais:

África: OIM cita crescimento “sem precedentes” da população urbana | Rádio das Nações Unidas

Zeid: política migratória europeia deve ser baseada nos direitos humanos | Rádio das Nações Unidas

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome