Evento da OIT apoia Cooperação Sul-Sul e Triangular

0
38

Ouvir /

Academia, baseada em Turim, vai ajudar a criar e coordenar iniciativas estratégicas ligadas à questão e em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Agenda de Trabalho Decente.

Ilustração: OIT

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Começou nesta segunda-feira em Turim, na Itália, a Academia sobre a Cooperação Sul-Sul e Triangular.

Mais de 150 representantes e especialistas de agências de cooperação ao desenvolvimento, relações exteriores, agências da ONU, missões diplomáticas, organizações de trabalhadores e empregadores, e governo local participam do encontro, que vai até o dia 15 de julho.

Trabalho Decente

O evento é um fórum inter-regional. Um dos objetivos é criar e coordenar iniciativas estratégicas de alto nível relacionadas ao tema e em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda de Trabalho Decente.

A Academia é uma nova iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, OIT, e seu centro de treinamento internacional baseado na cidade italiana. Um fórum sobre a Cooperação Sul-Sul será realizado na China, em setembro

Desenvolvimento Sustentável

Segundo a agência, a "Cooperação Sul-Sul e Triangular pode ser definida como a colaboração entre dois ou mais países em desenvolvimento, geralmente apoiada por parceiros tradicionais, orientada pelos princípios de solidariedade e não-condicionalidade".

Para a OIT, essa cooperação tem em vista "a implementação de modelos de desenvolvimento inclusivos e distributivos impulsionados pela procura" e "complementa a cooperação Norte-Sul num esforço concertado para promover oportunidades de desenvolvimento".

Como colocado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a Cooperação Sul-Sul e Triangular tornou-se uma "modalidade chave da cooperação internacional para o desenvolvimento e um instrumento fundamental para o Sistema de Desenvolvimento das Nações Unidas".

De acordo com a OIT, ao fim do evento, a expectativa é que os participantes tenham aprendido ferramentas e metodologias necessárias para lançar, implementar e avaliar iniciativas e projetos na área.

Leia e Ouça:

Entrevista: Brasil, Pnud e Desenvolvimendo Sustentável


Cooperação Sul-Sul terá papel central na implementação da Agenda 2030

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome