Enviado da ONU se reúne com delegações de grupos armados da Síria

0
28

24/11/2015

Enviado da ONU se reúne com delegações de grupos armados da Síria

Ouvir /

Staffan de Mistura manteve encontros com membros da Coalizão Nacional para a Síria Revolucionária e das Forças de Oposição; ele informou aos participantes sobre as conclusões alcançadas pelo Grupo de Apoio Internacional à Síria.

Edifícios destruídos em Alepo, Síria. Foto: Ocha/Gemma Connell

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, se reuniu esta terça-feira em Istambul, na Turquia, com representantes de grupos armados de oposição sírios.

Seguindo as consultas depois das reuniões com o Grupo de Apoio Internacional à Síria, em Viena, de Mistura informou os representantes de oposição sobre os resultados de vários pontos discutidos nos encontros.

Cessar-Fogo

Nesta segunda-feira, o enviado da ONU manteve conversações com membros da Coalizão Nacional para a Síria Revolucionária e das Forças de Oposição.

Eles falaram sobre a conexão entre um cessar-fogo na região e um processo político paralelo seguindo o Comunicado de Genebra de 2012.

De Mistura falou sobre os esforços para preparar as "conversações intra-sírias" sob o comando das Nações Unidas. A meta é chegar a um processo liderado pelos sírios para alcançar uma estabilidade real, um governo inclusivo e não sectário e na formulação de uma nova constituição para o país.

Processo Político

Ele afirmou que essa iniciativa, chamada de "conversações intra-sírias", soma-se às propostas do Grupo de Trabalho criado pelo secretário-geral, Ban Ki-moon e pelo próprio enviado especial e apresentadas ao Conselho de Segurança em julho.

O material foi aprovado pelos Estados-membros em agosto. De Mistura lembrou ainda do acordo fechado pelo Grupo de Apoio Internacional para apoiar e trabalhar pela implementação de um cessar-fogo na Síria assim que o processo político tiver início.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome