Enviado da ONU espera que cessar-fogo na Síria facilite entrega de ajuda

0
82

29/12/2016

Enviado da ONU espera que cessar-fogo na Síria facilite entrega de ajuda

Ouvir /

Staffan de Mistura afirmou em nota que a suspensão dos combates continua sendo a base da resolução 2254 do Conselho de Segurança; ele espera que a implementação do acordo salve a vida de civis.

Prédios destruídos em Homs, na Síria. Foto: Unicef/Tiku

Edgard Júnior, da ONU News em Nova York.

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, saudou o anúncio sobre o cessar-fogo entre o governo sírio e os grupos armados de oposição.

O processo vai entrar em vigor a partir da zero hora desta sexta-feira, 30 de janeiro.

Hostilidades

Na nota divulgada pelo porta-voz, de Mistura afirma que "a suspensão total das hostilidades continua sendo a base da resolução 2254 aprovada pelo Conselho de Segurança em 2015".

O enviado especial espera que a implementação do acordo "salve vidas, facilite a entrega de ajuda humanitária por todo o país e abra o caminho para conversações produtivas em Astana, capital do Cazaquistão.

De Mistura acredita que esses "acontecimentos devem contribuir para negociações sírias inclusivas que vão ser realizadas pela ONU em 8 de fevereiro, em Genebra".

Água

Ainda sobre a Síria, o Escritório de Coordenação para Assuntos Humanitários, Ocha, afirmou que 4 milhões de pessoas em Damasco, a capital do país, não têm acesso à água há uma semana.

Segundo a agência da ONU, os dois principais reservatórios que fornecem 70% da água potável para a cidade não estão funcionando por causa de ataques que causaram danos às suas instalações.

Pelos dados das Nações Unidas, cerca de 15 milhões de pessoas na Síria necessitam de água e os gastos para obter esse serviço chegam a 25% da renda familiar.

A organização pediu a todas as partes em conflito que cheguem a um acordo para aliviar o sofrimento dos civis.

Notícias relacionadas:

Enviado da ONU para Síria diz ser um dia crucial para retirada de Alepo

Cerca de 400 mil pessoas deslocadas em Alepo precisam de abrigo urgente

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome