Entrevista: eventos sobre jovens e migração marcam semana de Portugal na ONU

0
33

Ouvir /

Álvaro Mendonça e Moura. Foto: Rádio ONU

O embaixador de Portugal junto às Nações Unidas, Álvaro Mendonça e Moura, fala do evento “Habilidades de desenvolvimento para melhorar o emprego dos jovens”, realizado esta sexta-feira durante todo o dia.

A sessão foi organizada pelo país com o Sri Lanka e com o apoio da Organização Internacional do Trabalho, OIT, do Escritório do enviado especial do secretário-geral para a Juventude e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.

Vitória

Na conversa com a Rádio ONU, em Nova Iorque, o diplomata explica por quais motivos é preciso mais qualificações técnicas e "aprender ao longo da vida" para combater o desemprego nos jovens.

Mendonça e Moura cita a vitória de Portugal no Euro 2016, ao ilustrar o desporto como exemplo de uma área que pode "estimular a autoestima dos jovens". Ele lembrou que o mercado de trabalho estará em "mutação permanente".

A conversa termina com uma reflexão sobre as oportunidades que vários países podem ter com migrantes, os quais considera "extremamente positivos" para os países de acolhimento. "Há uma narrativa negativa sobre migrantes e refugiados", destaca.

"Esses movimentos vão continuar e devem ser controlados e vistos pela positiva", considerou o diplomata ao falar da preparação da reunião de Alto Nível sobre Migrantes e Refugiados a decorrer em novembro nas Nações Unidas.

Acompanhe a entrevista com Eleutério Guevane.

Duração: 8'06''

Parte 1

Ouvir /

Parte 2

Ouvir /Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome