Encontro avalia implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

0
38

Ouvir /

Fórum político de alto nível começou nesta segunda-feira, na sede da ONU, em Nova York; sessão deve fornecer liderança política, orientação e recomendações sobre a a implementação da Agenda 2030.

Reunião acontece no Conselho Econômico e Social da ONU, Ecosoc. Foto: ONU/Loey Felipe (arquivo)

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Começou nesta segunda-feira, na sede da ONU, em Nova York, o Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável. A reunião acontece no Conselho Econômico e Social da ONU, Ecosoc.

O encontro, que vai adotar uma Declaração Ministerial, deve fornecer liderança política, orientação e recomendações sobre a implementação da Agenda 2030.

Progresso

Outros objetivos do fórum incluem acompanhar o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e abordar assuntos emergentes.

Na abertura do encontro, o presidente do Ecosoc e representante da Coreia da Sul junto às Nações Unidas, Oh Joon, afirmou que a sessão deste ano é de "importância fundamental para o futuro comum", por ser a primeira do tipo depois da adoção da Agenda 2030.

Plano Mundial

Joon lembrou que a Agenda fornece um "plano mundial para ação para acabar com a pobreza e construir um mundo inclusivo, próspero e sustentável para todos".

O subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais também participou da abertura do Fórum.

Parceria Global

Wu Hongbo afirmou que a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos e 169 metas, é um "plano de ação para as pessoas, o planeta, paz e prosperidade para ser implementada através de parceria global".

O subsecretário-geral lembrou que a mensagem central da Agenda, "que ninguém seja esquecido", é o tema da sessão atual do encontro.

Revisão Voluntária

O Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável decorre até o dia 20 de julho.

A sessão incluirá a revisão voluntária de 22 países, além de revisões temáticas sobre o progresso dos ODS.

Leia e Ouça:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome