Encontro ambiental de mais alto nível junta mais de 2,3 mil em Nairobi

0
62

Ouvir /

Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente quer fechar a semana com a agenda ambiental do planeta; evento na capital queniana envolve mais de 170 países na definição do rumo para cumprir objetivos globais até 2030.

Foto: Pnuma

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A capital queniana Nairobi junta a partir desta segunda-feira mais de 2,3 mil representantes mundiais na segunda Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Unea.

Delegados de mais de 170 países reúnem-se durante a semana sob o lema “Cumprimento da dimensão ambiental da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Ação Global

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, o evento deve culminar com várias resoluções e com um apelo à ação global para fazer frente aos desafios ambientais do planeta.

Delegados de governos, da sociedade civil e do setor privado devem definir a agenda ambiental do planeta, o rumo para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a aplicação do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

História

O diretor executivo do Pnuma, Achim Steiner, destacou o papel da capital queniana por acolher os dois eventos além da sua “contribuição global para o crescimento do Pnuma ao longo da história”.

Steiner disse que há 44 anos Nairobi tem o estatuto de “capital mundial do meio ambiente”. Com os participantes esperados este ano, ele considerou a Unea um testamento da cidade e do país para um “papel robusto na história e no futuro do desenvolvimento sustentável “.

Interface Online

O Pnuma desenvolveu uma interface online hubMyUNEA.org para aumentar a participação das várias partes interessadas na Unea-2.

O evento inclui simpósios de alto nível e deverá resultar em compromissos entre os participantes.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome