Elie Wiesel: ONU presta tributo à “voz poderosa” do sobrevivente do Holocausto

0
44

Comunicado do secretário-geral frisa que Mensageiro da Paz da ONU pediu uma vigilância constante no combate ao antissemitismo; Wiesel morreu aos 87 anos; ele marcava presença regular em vários eventos das Nações Unidas.

Família de Elie Wiesel, 87, disse que ele morreu em paz após doença prolongada.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, manifestou “profunda tristeza” pela morte do sobrevivente do Holocausto e Prémio Nobel de Paz Elie Wiesel aos 87 anos.

Relatos da família publicados por agências de notícias citam que ele perdeu a vida pacificamente no sábado, após doença prolongada.

Vigilância

Ban Ki-moon destaca que o também Mensageiro da Paz da ONU era "uma voz poderosa para a memória do Holocausto". Nesse papel ele "pediu uma vigilância constante no combate ao antissemitismo e a outras formas de ódio.”

O chefe da ONU destaca que "o mundo perdeu uma das suas testemunhas mais importantes e um dos seus defensores mais eloquentes da tolerância e da paz."

A mensagem destaca que Elie Wiesel transformou "o pesadelo de sua juventude numa campanha pela igualdade global e pela paz ao longo da sua vida."

Wiesel é ressaltado pela sua presença regular na ONU, incluindo na primeira cerimónia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Genocídio

Por várias vezes, ele "relatou experiências no campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau e no Acampamento do Extermínio" onde apelou ao mundo a “rejeitar a indiferença” diante de genocídio, da discriminação e de outros horrores.

O secretário-geral enviou condolências à esposa e à família de Wiesel e a todos os afetados pela perda. Ban destaca o agradecimento da ONU às contribuições de Wiesel e disse que a organização continua fortemente empenhada na memória do Holocausto e da luta mais ampla pelos direitos humanos para todos.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome