Diretor da Aiea vai ao Irã avaliar compromisso do país com acordo nuclear

0
21

19/12/2016

Diretor da Aiea vai ao Irã avaliar compromisso do país com acordo nuclear

Ouvir /

Yukiya Amano também buscou mais informações sobre planos do país construir propulsor nuclear para transporte marítimo; ele encontrou-se com o presidente Hassan Rouhani.

Diretor da Aiea, Yukiya Amano. Foto: Aiea/D. Calma

Leda Letra, da ONU News em Nova York.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, esteve no Irã para um encontro com o presidente Hassan Rouhani e outros integrantes do governo.

A visita de Yukiya Amano a Teerã teve como foco a implementação do Plano de Ação Nuclear Compreensivo Conjunto, firmado no ano passado entre Irã, Estados Unidos, Alemanha, China, França, Reino Unido e Rússia, além da União Europeia.

Submarino

Pelo acordo, cabe à Aiea verificar se o Irã está cumprindo seus compromissos e checar as instalações nucleares do país. Durante a passagem pelo país, o diretor da agência declarou ser de "importância vital que o Irã implemente totalmente os compromissos descritos no acordo".

Amano também buscou esclarecimentos sobre os planos do Irã de desenvolver um propulsor nuclear para transportes marítimos. Ele lembrou a necessidade de qualquer ação deste tipo ir de encontro com o que manda o acordo nuclear.

Notícias Relacionadas:

Aiea recomenda melhorias na segurança da radiação na África do Sul

Entrevista: Brasil, desarmamento e segurança nuclear

Conselho de Segurança discute teste nuclear da Coreia do Norte nesta sexta

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome