COP21: “oportunidade única” para definir destino da humanidade, diz Ban

0
40

07/12/2015

COP21: “oportunidade única” para definir destino da humanidade, diz Ban

Ouvir /

Em Paris, secretário-geral disse que recebeu garantias de líderes mundiais de que será feito “tudo o que for necessário para remover quaisquer bloqueios” nas negociações da conferência; planos climáticos nacionais foram apresentados por 186 países, representando cerca de 100% das emissões mundiais.

Ban Ki-moon em encontro na COP21. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O secretário-geral da ONU afirmou nesta segunda-feira que a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP21, “é uma oportunidade única” para definir o destino da humanidade.

Falando na abertura de reunião de alto nível nem Paris, Ban Ki-moon disse que recebeu garantias de que será feito “tudo o que for necessário para remover quaisquer bloqueios” nas negociações da conferência.

Ambição

Segundo o chefe da ONU, durante os encontros os líderes mundiais pediram forte ambição e reafirmaram o seu apoio à redução das emissões de gases de efeito estufa e ao reforço da resiliência às mudanças do clima.

Ban voltou a listar as expectativas do mundo em relação à COP21, com destaque para a adoção do acordo para limitar o aumento da temperatura global a menos de 2° C.

Em segundo lugar, o secretário-geral disse que o setor privado precisa de um sinal claro de que a transformação para uma economia global de baixo carbono é inevitável, benéfica e está já em curso.

Desenvolvimento

Para o secretário-geral, a terceira prioridade é relacionada aos países desenvolvidos, que devem concordar em liderar o processo. As nações em desenvolvimento também devem assumir responsabilidade de acordo com as suas capacidades.

Segundo o chefe da ONU, o acordo deve garantir o apoio à adaptação e mitigação de forma suficiente e equilibrada para os países em desenvolvimento.

Ele destacou a ajuda aos mais pobres e vulneráveis com recursos como a transferência de tecnologia e um apoio financeiro credível.

Em um quinto ponto, Ban destacou que o acordo deve prever uma plataforma única para avaliar, monitorar e relatar os progressos de maneira ampla e transparente.

Avanços

O secretário-geral disse a jornalistas estar encorajado com os avanços feitos até ao momento na COP21. Ban declarou a sua plena confiança no presidente do evento, Laurent Fabius, e nos outros 14 facilitadores.

O chefe da ONU destacou o fato de 186 países, representando cerca de 100% das emissões mundiais, terem apresentado os planos climáticos nacionais.

*Apresentação: Laura Gelbert.

Leia Mais:

COP21: Divulgado rascunho de acordo histórico sobre o clima

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome