COP21: Chefe da ONU pede à sociedade civil que cobre governos

0
26

10/12/2015

COP21: Chefe da ONU pede à sociedade civil que cobre governos

Ouvir /

Na Conferência sobre Mudança Climática em Paris, Ban Ki-moon diz que engajamento da sociedade civil é essencial para que países não deixem de cumprir metas; ex-vice-presidente americano Al Gore entrega petição com mais de 6 milhões de assinaturas.

Ban Ki-moon espera que com o acordo haja uma redução dos impactos das mudanças climáticas. Foto: Unfccc

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU iniciou a agenda em Paris esta quinta-feira encontrando-se com grupos da sociedade civil que participam da COP21.

Na Conferência da ONU sobre Mudança Climática, Ban Ki-moon afirmou que conta com o apoio da sociedade civil para que cobrem dos governos o cumprimento dos compromissos ligados ao clima.

Proteção

Ban disse que "os povos do mundo estão exigindo ação" e o tempo de agir é agora, não amanhã. Segundo o secretário-geral, a sociedade civil pediu para os líderes fazerem o que for necessário para proteger "nossa casa comum", que seria o planeta.

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e presidente do Projeto Realidade Climática também participou do encontro na COP21 ao lado de Ban.

Al Gore entregou uma petição com assinaturas de 6,2 milhões de pessoas de vários países.

Acordo

Segundo o documento, as pessoas "exigem um forte acordo que coloque o mundo longe da poluição de carbono e rapidamente rumo a soluções climáticas".

O secretário-geral da ONU agradeceu Al Gore pela petição e afirmou estar otimista com a conferência. Ban Ki-moon acredita que "pela primeira vez na história da ONU será firmado um acordo universal e bastante ambicioso" para reduzir os impactos da mudança climática.

O chefe da ONU também ouviu as palavras da vice-diretora do movimento global online Avaaz. Emma Ruby-Sachs disse que participa da COP21 "representando mais de 3 milhões de pessoas que estão pedindo para que 100% da energia seja limpa até 2050".

A expectiva é de que as delegações cheguem a um consenso sobre o documento até sexta-feira, último dia da COP21.

Leia todas as notícias sobre a COP21.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome