Conversações de paz do Iêmen entram em nova fase em 15 dias

0
40

Ouvir /

Enviado especial do secretário-geral para o país disse que lados envolvidos na crise vão discutir princípios mais importantes; delegações voltam ao Kuwait em 15 dias para apresentar recomendações.

O enviado especial do secretário-geral da ONU para o Iêmen, Ismail Ould Cheikh Ahmed. Foto: ONU/Loey Felipe

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O enviado especial do secretário-geral da ONU para o Iêmen, Ismail Ould Cheikh Ahmed, anunciou esta quarta-feira que as conversações de paz no país árabe vão entrar numa nova fase.

Ele afirmou que depois de longas discussões, os representantes dos grupos envolvidos na crise estabeleceram os princípios que vão guiar os processos daqui para frente.

Recomendações Práticas

Ould Cheikh Ahmed disse que "esses princípios têm como base os documentos enviados pelas delegações dos dois lados do conflito e as recomendações feitas pelos comitês especializados envolvidos nas conversações.

Os grupos vão passar as próximas duas semanas reunidos com suas respectivas lideranças e voltarão ao Kuwait em 15 de julho, onde estão sendo realizadas as conversações de paz.

Os dois lados vão apresentar as recomendações práticas sobre como implementar os mecanismos que irão levar à assinatura do acordo de paz e acabar com o conflito no Iêmen.

O enviado da ONU disse que nas próximas duas semanas vai se reunir com importantes lideranças iemenitas e da região para pressionar por uma solução ampla que inclua todos os mecanismos discutidos nas negociações.

Segundo Ould Cheikh Ahmed, esses mecanismos vão garantir a segurança e a estabilidade do Iêmen.

Leia Mais:

Chefe da ONU afirma que situação no Iêmen é "profundamente preocupante"

FAO e PMA alertam que insegurança alimentar é generalizada no Iêmen

Ataques no Iémen condenados por Escritório de Direitos Humanos da ONU

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome