Conselho de Segurança debate implementação de resoluções na Síria

0
44

21/12/2015

Conselho de Segurança debate implementação de resoluções na Síria

Ouvir /

Países-membros vão analisar relatório do secretário-geral sobre violência generalizada no país; Comissão de Inquérito saúda acordo sobre a Síria, chefe do órgão, Paulo Sérgio Pinheiro, reafirmou que "solução política" é a única saída para fim da guerra.

Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/Loey Felipe

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho de Segurança da ONU debate esta segunda-feira a implementação de várias resoluções da ONU para a Síria.

Os países-membros vão analisar o relatório do secretário-geral sobre a situação no país.

Violência

Segundo o documento, os conflitos e o alto índice de violência generalizada continuam por toda a Síria. O relatório cita o uso indiscriminado e desproporcional dos ataques aéreos e operações terrestres em regiões de população civil.

Ainda nesta segunda-feira, a Comissão de Inquérito Independente sobre a Síria saudou o acordo fechado pelo Conselho de Segurança na semana passada para alcançar a paz no país árabe.

O presidente da comissão, Paulo Sérgio Pinheiro, afirmou que "somente uma solução política pode acabar com a guerra e com o sofrimento do povo sírio".

Segundo Pinheiro, a resolução aprovada pelos países-membros representa uma "plataforma sólida" para o início desse processo.

Importante

O chefe da comissão disse ainda que "é mais importante do que nunca que todos os lados do conflito, como também os Estados-membros, respeitem os princípios de proporcionalidade e discriminação".

O órgão reforça que todas as partes envolvidas na guerra têm a obrigação de adotar as medidas necessárias para garantir a proteção dos civis e evitar mortes.

A Comissão de Inquérito reafirmou o mandato para investigar e documentar todas as violações que ocorrerem no conflito, independentemente dos responsáveis.

Leia Mais:

Conselho de Segurança aprova resolução que busca o fim da guerra na Síria

Ban pede “visão e liderança” para superar diferenças na Síria

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome