Começa campanha de vacinação contra cólera no Haiti

0
63

08/11/2016

Começa campanha de vacinação contra cólera no Haiti

Ouvir /

Medida tem apoio da Organização Mundial da Saúde e do Unicef; objetivo é vacinar 820 mil pessoas com mais de um ano de idade; ação se concentrará em áreas atingidas pelo furacão Matthew e munícipios mais expostos a surtos.

Foto: Minustah/Logan Abassi

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Começou nesta terça-feira uma campanha de vacinação contra o cólera no Haiti em áreas arrasadas pela passagem do furacão Matthew.

O porta-voz do secretário-geral da ONU, Stephane Dujarric, informou que a ação tem o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde, que é parte da Organização Mundial da Saúde, OMS, do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e outros parceiros.

Milhares de beneficiados

Segundo Dujarric, a campanha deve vacinar cerca de 820 mil pessoas maiores de um ano de idade.

O porta-voz disse ainda que as atividades se concentrarão em áreas mais expostas a surtos nas províncias de Grand'Anse e Sud, no sul do país, onde houve, "destruição significativa" nos sistemas de abastecimento de água, entre outros danos.

Desespero

Na semana passada, a Rádio ONU conversou com o representante do Unicef no Haiti, Marc Vincent, que descreveu uma situação "desesperadora" enfrentada por crianças em áreas atingidas pelo furacão Matthew.

De Porto Príncipe, Vincent afirmou que "muito já foi feito, mas muito ainda precisa ser feito", ressaltando que a agência pretende chegar a pelo menos 500 mil crianças que foram afetadas gravemente pelo furacão.

O representante do Unicef mencionou acesso a serviços básicos como cuidados de saúde, educação e proteção.

Segundo um estudo realizado pelo governo haitiano, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, e o Programa Mundial de Alimentos, PMA, 1,4 milhão de pessoas precisam de assistência alimentar no país após a passagem do furacão. Pelo menos 800 mil precisariam de apoio imediato.

Leia e Ouça:

“Respeito ao direito humano à água depende de cooperação”

Vice-chefe da ONU destaca programa de combate ao cólera no Haiti

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome