Chefe da ONU discute com Vladimir Putin situação na Síria

0
52

Ouvir /

Ban Ki-moon esteve na Rússia e teve encontro com o presidente; os dois compartilham o "senso de urgência" em avançar com o processo político e melhorar o acesso humanitário, especialmente em cidades cercadas.

Ban Ki-moon (a esq.) com o presidente da Russia, Vladimir Putin. Foto: ONU/Rick Bajornas

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, esteve na Rússia e encontrou-se, na noite de quinta-feira, com o presidente Vladimir Putin. Em São Petersburgo, os dois discutiram a situação na Síria.

Ban e Putin compartilham o "senso de urgência em avançar com o processo político" para resolver o conflito. Neste sentido, o secretário-geral e o presidente russo também falaram sobre o papel do diálogo bilateral entre Rússia e Estados Unidos.

Cerco

Os dois líderes elogiaram medidas ligadas à melhoria do acesso humanitário na Síria, mas o secretário-geral da ONU expressou sua esperança de que as agências possam alcançar, em breve, todas as 19 áreas sitiadas do país.

Ban Ki-moon também disse a Vladimir Putin que está preocupado com a situação na Península Coreana e os dois discutiram maneiras de diminuir as tensões na região.

No encontro, o chefe da ONU aproveitou para agradecer o líder russo por ter assinado o Acordo de Paris sobre a mudança climática. Ele espera que a Rússia ratifique o tratado até o fim do ano.

Leia e Ouça:

Ban realiza visita oficial à Rússia e pede apoio para Agenda 2030

ONU diz que Isil está cometendo genocídio contra minoria yazidi

Mais de 1,1 milhão de pessoas precisarão ser reassentadas em 2017

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome