Cepal debate agenda de gênero em relação aos ODSs

0
41

Ouvir /

Agência da ONU realizou reunião preparatória para a 13ª Conferência sobre a Mulher, marcada para outubro, no Uruguai; participantes lançaram website do Observatório da Igualdade de Gênero.

Foto: Cepal

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.*

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, Cepal, realizou debate sobre a agenda de gênero em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

O assunto foi o tema principal da segunda reunião preparatória para a 13ª Conferência sobre a Mulher, marcada para outubro em Montevidéu, no Uruguai.

Website

Os participantes do encontro, que terminou nesta terça-feira, na sede do órgão em Santiago, no Chile, aproveitaram a oportunidade para lançar o novo website da comissão, Observatório da Igualdade de Gênero.

A secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, disse que "a agenda regional de gênero é imprescindível para o sucesso dos ODSs".

Ela lembrou que "a agenda da América Latina e do Caribe inclui temas que não são vistos como prioridade em nível mundial, como por exemplo a situação das mulheres indígenas e de afrodescendência".

Momentos Difíceis

Bárcena citou momentos difíceis para as mulheres e a necessidade de se manterem em alerta. Segundo a chefe da Cepal, todos participaram do encontro como uma forma de "compromisso com os avanços de igualdade e para evitar retrocessos".

Para ela, "a igualdade, de uma forma geral e a igualdade de gênero são também os outros nomes para liberdade e democracia".

A 13ª Conferência sobre a Mulher no Uruguai vai servir para que os países avaliem os avanços alcançados nos últimos 40 anos em relação à igualdade de gênero.

*Apresentação: Michelle Alves de Lima.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome