Brasil pronto para contribuir com civis à Missão da ONU na Colômbia

0
58

28/11/2016

Brasil pronto para contribuir com civis à Missão da ONU na Colômbia

Ouvir /

Informação foi dada à Rádio ONU pelo embaixador brasileiro junto às Nações Unidas, Mauro Vieira; segundo ex-chanceler brasileiro o envio de pessoal deve ser feito já em 2017.

Crianças em escola na Colômbia. Foto: Unicef/Roger LeMoyne

Monica Grayley, da Rádio ONU.

O Brasil está pronto para contribuir com a Missão Política da ONU na Colômbia. Segundo o novo embaixador brasileiro nas Nações Unidas, Mauro Vieira, a proposta está sendo analisada com implementação prevista já para 2017.

Nesta entrevista à Rádio ONU, Mauro Vieira explicou que o Brasil poderá enviar civis para a Missão no país vizinho "sempre que for de interesse da Colômbia e sempre que estiver também de acordo com as regras das Nações Unidas."

Nova dinâmica

"Nós teremos participantes nesta Missão Política Especial, contribuiremos com civis. E é uma questão ainda que está sendo estudada, desenhada. Mas sem dúvida nenhuma, e creio que o resultado da Missão Política Especial será muito importante porque a paz na Colômbia é um assunto de primordial importância. Não só para a Colômbia, mas para toda a região. Vai ser muito importante. Vai trazer aspectos, vai criar uma nova dinâmica muito positiva para o desenvolvimento da América do Sul como um todo."

Em janeiro, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a criação da Missão para a Colômbia com o objetivo de monitorar e verificar o Acordo de Paz selado entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo, Farc – EP.

Plebiscito

O mandato da Missão teve que ser reavaliado após a população ter rejeitado o Acordo de Paz nos termos iniciais, durante um plebiscito em 2 de outubro.

Na semana passada, o governo da Colômbia anunciou a assinatura de um novo acordo firmado com as Farc-EP que agora não mais será submetido a votação popular, mas sim enviado ao Congresso colombiano para aprovação.

De acordo com o embaixador do Brasil, Mauro Vieira, uma vez confirmada a participação brasileira segundo a vontade da Colômbia e às regras da ONU, os civis do Brasil poderiam chegar ao país vizinho no próximo ano.

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome