Banco Mundial ajuda a impulsionar produção de legumes em Pernambuco

0
44

24/12/2015

Banco Mundial ajuda a impulsionar produção de legumes em Pernambuco

Ouvir /

Instituição financeira em parceria com o governo estadual criou um centro de beneficiamento de vegetais; alimentos são consumidos por 38 mil alunos de escolas públicas na zona rural de Caruaru.

Karolayne Rodrigues trabalha no beneficiamento de legumes. Foto: Banco Mundial

Do Banco Mundial para a Rádio ONU, Mariana Ceratti.

O Banco Mundial e o governo de Pernambuco, por meio do programa Prorural, reformaram um galpão que agora serve como centro de beneficiamento de vegetais na zona rural de Caruaru, em Pernambuco.

O galpão fica no Assentamento Normandia, no agreste do estado. As terras em volta, até o fim dos anos 80, eram usadas para a monocultura de algodão. Hoje, a paisagem é diferente.

Objetivo

As plantações de mandioca e outros tubérculos dividem espaço com um galpão que processa 20 toneladas de legumes por mês.

A pedagoga e agricultora Mauricéia Matias, 40 anos, conta que o objetivo a longo prazo é conquistar cada vez mais mercados.

"Nosso próximo passo é tentar trabalhar com esse produto beneficiado pelos camponeses com o comércio mesmo, e para fora do estado. Vai ser bacana."

Escolas Públicas

Do galpão, os vegetais orgânicos higienizados, picados e embalados a vácuo saem para abastecer os programas governamentais de proteção social, bem como as escolas públicas da região. Cerca de 38 mil alunos de região já consomem os produtos.

Os ingredientes são cultivados no Assentamento Normandia e também por quase 290 famílias, distribuídas em 15 outras comunidades próximas.

Mauricéia Matias disse ainda que os agricultores unidos têm mais força para participar das compras governamentais de alimentos, em um sistema de rede desenvolvido nos últimos cinco anos. E o beneficiamento de vegetais ajuda o grupo a agregar valor à produção, melhorando a renda e a qualidade de vida.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome