Ban saúda posse do novo Parlamento da Somália

0
62

29/12/2016

Ban saúda posse do novo Parlamento da Somália

Ouvir /

Secretário-geral pediu aos parlamentares que finalizem o processo eleitoral do país com a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado; Ban disse que o Parlamento deve abordar prioridades urgentes, entre elas, a Constituição.

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Foto: ONU//Mark Garten

Edgard Júnior, da ONU News em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou esta quinta-feira a posse do novo Parlamento Federal da Somália, ocorrida na terça-feira. Ele congratulou a população somali pela conquista histórica na jornada para a realização de eleições gerais em 2020.

Ban pediu aos parlamentares que mantenham "o ímpeto atual para finalizar imediatamente o processo eleitoral com a eleição dos presidentes das duas Casas do Parlamento e do presidente do país".

Prioridades

Além disso, Ban quer que os novos políticos abordem as prioridades legislativas urgentes, como por exemplo, o estabelecimento da Constituição da Somália.

Ban pediu também às autoridades locais que preencham os assentos vazios no Parlamento o mais rápido possível. Segundo o secretário-geral, os parlamentares devem cumprir com as obrigações de escolher mulheres para as posições reservadas especificamente para elas.

O chefe da ONU disse que qualquer abuso, irregularidade ou negligência devem ser reportados imediatamente aos órgãos federais e estaduais eleitorais. Essas autoridades devem lidar diretamente com o problema para preservar a credibilidade do processo.

Ban elogiou ainda o trabalho das forças de segurança da Somália e da Missão da União Africana no país, Amisom, que forneceram um ambiente de segurança para o processo eleitoral na capital, Mogadíscio, e em outras cidades.

Ele afirmou que o sucesso da cerimônia de posse do novo Parlamento marca um progresso maior para garantir e estabilidade e a segurança na Somália.

Notícias relacionadas:

Parceiros querem que sejam mantidos lugares da Câmara Alta da Somália

Somália: fundo humanitário aloca US$ 3,2 milhões para resposta urgente à seca

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome