Ban parabeniza o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

0
42

09/11/2016

Ban parabeniza o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

Ouvir /

Secretário-geral da ONU pediu a todos os americanos que mantenham o espírito de diversidade que é uma característica do país norte-americano.

Ban Ki-moon nesta quarta-feira, 09 de novembro. Foto: ONU/Rick Bajornas

Monica Grayley, da Rádio ONU.

O secretário-geral das Nações Unidas parabenizou o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pela vitória.

Antes de participar de uma reunião no Conselho de Segurança, Ban Ki-moon falou da campanha presidencial, que segundo ele foi "dura e divisiva". Mas para o chefe da ONU, é preciso lembrar e reafirmar que a união e a diversidade do país são uma das maiores virtudes dos Estados Unidos. Ele pediu a todos os americanos que mantenham este espírito.

Mudança climática

O secretário-geral disse que os desafios do mundo atual demandam ação global coordenada e soluções conjuntas. Ban ressaltou que os Estados Unidos são um membro fundador da ONU e ocupam um dos assentos permanentes no Conselho de Segurança.

Ban afirmou que a organização contará com o apoio do novo governo para fortalecer os laços da cooperação internacional no combate à mudança climática, na defesa dos direitos humanos, no alcance da paz, da prosperidade e dignidade para todos, entre outros objetivos.

Compromisso

Segundo agências de notícias, o candidato do Partido Republicano, Donald Trump, obteve 278 votos no Colégio Eleitoral americano contra 218 dados à candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton. Até o momento, 46 dos 50 estados concluíram sua apuração.

Ban terminou a declaração expressando ainda uma "profunda admiração" pela ex-secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pelo que ele chamou de "um compromisso de toda a vida a favor da paz, direitos das mulheres e bem-estar das crianças".

Segundo Ban Ki-moon, Clinton tem sido um símbolo global da autonomia das mulheres e ele acredita que ela continuará seu trabalho ao redor do mundo.

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome