Ban: “É necessário eliminar discriminação a pessoas com deficiência”

0
43

02/12/2016

Ban: "É necessário eliminar discriminação a pessoas com deficiência"

Ouvir /

Secretário-geral da ONU afirmou que problema perpetua a exclusão do grupo nas sociedades; Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências faz 10 anos.

Foto: Unisdr

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a comunidade internacional tem que eliminar os estereótipos e a discriminação que perpetuam a exclusão das pessoas com deficiência nas sociedades.

A declaração foi feita para marcar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, este 3 de dezembro. Segundo Ban, é necessário construir um ambiente inclusivo e acessível para todos.

Convenção

O chefe da ONU disse que há 10 anos, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências. Esse é um dos acordos internacionais de direitos humanos que recebeu mais ratificações, com 169 países.

Segundo ele, a Convenção incentivou progressos significativos em compromissos e ações por igualdade, inclusão e autonomia em todo o mundo. A questão da deficiência tem sido crescentemente incorporada às agendas de desenvolvimento e de direitos humanos.

Ban disse que este ano os Estados-membros "embarcaram" na implementação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, que representa o "mapa" para a paz, prosperidade, dignidade e oportunidade para todos num planeta saudável.

Potencial

Mas o chefe da ONU alertou que para que isso possa ser alcançado será necessária a inclusão total e a participação efetiva das pessoas com deficiências na sociedade e no desenvolvimento.

Ele declarou que muito ainda precisa ser feito antes que essas pessoas possam alcançar o seu pleno potencial como membros iguais e valiosos da sociedade.

Para que a Agenda 2030 seja um sucesso, Ban afirmou que a comunidade internacional deve incluir as pessoas com deficiência na implementação, monitoramento e uso da Convenção como um guia.

Nessa data, o secretário-geral pediu a governos, empresários e todos os setores da sociedade que intensifiquem os esforços para acabar com a discriminação.

Além disso, eles devem cooperar também para eliminar os obstáculos ambientais e comportamentais que impedem as pessoas com deficiência de fazer uso de todos os seus direitos.

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome