Ban diz que acordo de Paris “representa uma vitória para o povo”

0
70

14/12/2015

Ban diz que acordo de Paris "representa uma vitória para o povo"

Ouvir /

Secretário-geral fez a declaração a jornalistas esta segunda-feira na sede da ONU em Nova York; ele disse contar com governos e todos os setores da sociedade para "transformar esse compromisso em ação".

Ban Ki-moon fala com jornalistas na sede da ONU. Foto: ONU/Rick Bajornas

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que "o acordo de Paris representa uma vitória para o povo, para o bem comum e para o multilateralismo".

Falando a jornalistas nesta segunda-feira, na sede das Nações Unidas em Nova York, Ban afirmou que o documento firmado na Conferência sobre Mudança Climática, COP21, "é como um plano de saúde para o planeta".

Primeira Vez

Segundo o chefe da ONU, "pela primeira vez, cada país prometeu cortar as emissões de gases, fortalecer a resiliência e agir internacional e domesticamente para lidar com a mudança climática".

Ele disse que os países reconheceram "que o interesse nacional está melhor servido quando se age pelo bem comum".

Ban declarou que o acordo envia uma mensagem clara de transformação da economia global para um sistema de baixa emissão, de resiliência climática. Para o secretário-geral, nesse caso o "crescimento é inevitável, benéfico e já está em andamento".

ODS

Ban afirmou que o documento vai ajudar o mundo a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS. Além disso, vai salvar vidas, melhorar o bem-estar da humanidade e promover sociedades mais estáveis e pacíficas".

O chefe da ONU pediu a governos e a todos os setores das sociedades que transformem essas promessas em ações decisivas e urgentes.

Mais cedo, o secretário-geral assistente para Mudança Climática, Janos Pasztor, também falou sobre o acordo.

Segundo ele, "o importante é que os países foram a Paris preparados para agir".

Ele afirmou que 188 países submeteram planos nacionais para reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa. Na sua opinião, isso demonstra o que os países estão dispostos a fazer não só para cortar as emissões mas também para criar resiliência climática.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome