Ban alerta que corrupção tem impacto desastroso no desenvolvimento

0
51

09/12/2015

Ban alerta que corrupção tem impacto desastroso no desenvolvimento

Ouvir /

Secretário-geral afirmou que a corrupção gera um aumento da violência e da insegurança; Agenda 2030 fala sobre necessidade de se combater o problema em todos os seus aspectos.

Comate à Corrupção. Foto: Unodc

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, "alertou que a corrupção tem um impacto desastroso sobre o desenvolvimento quando os fundos que deveriam ir para escolas, hospitais e outros serviços públicos são desviados para as mãos de criminosos e funcionários desonestos".

Segundo Ban, a "corrupção aumenta a violência e a insegurança. Ela pode levar ao descontentamento com as instituições públicas, à desilusão com o governo e a uma espiral de revolta e tumulto".

Anticorrupção

A ONU marca esta quarta-feira, 9 de dezembro, como o Dia Internacional contra a Corrupção.

O chefe das Nações Unidas declarou que "as atitudes globais em relação à corrupção mudaram drasticamente".

Segundo ele, "onde o suborno, a corrupção e o fluxo financeiro ilícito eram considerados parte do custo do negócio, hoje a corrupção é vista amplamente e de forma correta, como criminosa e corrosiva".

Agenda 2030

Ban declarou que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, reconhece a necessidade do mundo lutar contra a corrupção em todos os seus aspectos.

O secretário-geral pede ainda medidas para redução significativa dos fluxos de financiamentos ilícitos assim como a recuperação de bens roubados.

A Convenção da ONU contra a Corrupção fornece uma plataforma abrangente a governos e organizações não governamentais, sociedade civil e cidadãos que rejeite de maneira firme esse tipo de crime.

Prevenção

O documento diz que através da prevenção, criminalização, cooperação internacional e a recuperação dos bens roubados será possível avançar com o objetivo de acabar com o problema.

Ban pediu aos países que façam um esforço conjunto para enviar uma mensagem única contra a corrupção e que tenha como base os princípios de transparência, prestação de contas e boa-governança.

O chefe da ONU afirmou que isso vai beneficiar comunidades e países ajudando na formação de um futuro melhor para todos.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome