Avião solar: ONU celebra etapa final de “viagem épica”

0
37

Ouvir /

Impulso Solar deve completar jornada de 40 mil km nesta segunda-feira; pelo Facebook Live, secretário-geral conversa com o capitão Bertrand Piccard, que sobrevoava os Emirados Árabes.

Secretário-geral da ONU (à dir.) conversa com integrantes do Impulso Solar via Facebook Live. Foto: Reprodução

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A expedição Impulso Solar será completada na noite desta segunda-feira, com o avião movido a energia solar pousando em Abu Dhabi, após uma jornada de 40 mil km pelo mundo.

Com a aeronave já sobrevoando os Emirados Árabes, o secretário-geral da ONU conversou com um dos criadores do projeto, o piloto Bertrand Piccard, que faz a jornada ao lado do colega André Borschberg.

Sustentabilidade

Na conversa, via Facebook Live, Ban Ki-moon deu os parabéns aos pilotos pela coragem.

O secretário-geral afirmou ser um dia histórico não apenas para os dois pioneiros, mas também para a humanidade. Ele destacou que a jornada para o mundo sustentável está apenas começando.

Volta ao Mundo

O avião Impulso Solar é do tamanho de um Boeing 747, mas tem o peso de um carro de passeio e o motor parecido ao de uma motocicleta. O avião não emite dióxido de carbono e funciona à base de energia solar.

A expedição começou em março de 2015 em Abu Dhabi e passou por Índia, Mianmar, China, Japão, Estados Unidos, Espanha, Egito e faz o pouso final em Abu Dhabi.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome