Avião do PMA com alimentos chega ao nordeste da Síria pela primeira vez

0
54

Ouvir /

Famílias em Al Hasakah estão sem receber ajuda humanitária há mais de seis meses; aeronave pousou na região carregando 40 toneladas de arroz, leguminosas, sal, óleo vegetal e açúcar.

Avião do PMA chega ao nordeste da Síria com toneladas de alimentos. Foto: ©WFP

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Um avião do Programa Mundial de Alimentos, PMA, pousou durante o fim de semana no aeroporto da província de Al Hasakah, no nordeste da Síria. Esta foi a primeira vez que uma aeronave da agência da ONU levou mantimentos para a região.

O avião carregava 40 toneladas de arroz, triguilho, leguminosas, sal, óleo vegetal, açúcar. O PMA também enviou um produto para prevenir desnutrição em crianças.

Bloqueios

A ONU calcula que 275 mil pessoas que vivem na província de Al Hasakah precisam de assistência humanitária, mas já estão há mais de seis meses sem receber ajuda.

Durante o período de um mês, o avião voará cerca de 25 vezes entre Damasco e Qamishly, entregando 1 mil toneladas de suprimentos, como alimentos, produtos de nutrição, medicamentos e outros itens enviados por outras agências, como a Organização Mundial da Saúde, OMS, e a Agência da ONU para Refugiados, Acnur.

A prioridade de momento é entregar alimentos para 75 mil pessoas, sendo muitas famílias de deslocados internos e refugiados iraquianos. As estradas que levam à província de Al Hasakah estão bloqueadas pelo autoproclamado Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil, há mais de dois anos. Já as fronteiras de ligação com países vizinhos foram fechadas no começo desde ano.

Leia e Ouça:

Acnur alerta para aumento da pobreza de refugiados sírios

Duas cidades sírias recebem ajuda pela primeira vez desde 2012

ONU pede mais fundos e solidariedade para ajuda humanitária

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome