Agências da ONU apoiam planos para gestão local de riscos climáticos

0
54

09/12/2015

Agências da ONU apoiam planos para gestão local de riscos climáticos

Ouvir /

Três países africanos estão entre as oito economias em desenvolvimento cobertas pela iniciativa de quatro anos; Pnud e FAO querem que alterações climáticas estejam previstas em estratégias de agricultores beneficiados.

As mulheres são destacadas entre os beneficiários das ações em África. Foto: Ifad/David Rose

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Uma iniciativa de agências das Nações Unidas recebeu um financiamento adicional de € 5 milhões para promover o reforço da capacidade técnica de agricultores em planos para gerir localmente os riscos do clima.

A implementação será em oito nações marcadas pela pobreza e envolve o Programa da ONU para o Desenvolvimento, Pnud, e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO.

Quénia, Uganda e Zâmbia

As mulheres são destacadas entre os beneficiários das ações que em África vão acontecer no Quénia, no Uganda e na Zâmbia. A doação feita pela Alemanha eleva para €15 milhões o financiamento do país europeu ao projeto.

A outra meta é que os produtores tenham planos e processos de orçamento ajustados e que estes incluam os riscos das alterações climáticas. O apoio será também para que haja melhores práticas de adaptação às alterações.

Sinal

O Ministro de Estado da Agricultura do Uganda, Vincent Ssempijja, disse que vários cidadãos do país já não assumem as mudanças climáticas como uma ameaça distante mas como “uma realidade e um sinal do que está por vir”.

O governante considerou importante assumir que não há instituições que possam lidar sozinhas com a questão, tendo destacado que o problema precisa ser tratado por todos através da partilha de recursos e de tecnologias.

Em quatro anos, a iniciativa intitulada Integrando a Agricultura em Programas Nacionais de Adaptação vai juntar as agências da ONU aos ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente, das Finanças e do Planeamento dos países.

Leia Mais:

Fida: pequenos produtores precisam de participar nas negociações do clima

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome