África completa mais de 21 dias sem registar casos de ébola

0
31

28/12/2015

África completa mais de 21 dias sem registar casos de ébola

Ouvir /

Segundo Organização Mundial da Saúde, é possível que rede de transmissão na Libéria seja declarada inexistente a 14 de janeiro, após período de quarentena; anúncio sobre Guiné-Conacri deve ser feito esta terça-feira.

Campanha de vacinação contra o ébola na Guiné Conacri. Foto: OMS/S. Hawkey

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, confirma que África Ocidental continua sem registar nenhum caso de ébola em mais de 21 dias. A transmissão ligada aos últimos casos na Libéria poderá ser oficialmente encerrada a 14 de janeiro, 42 dias após os dois casos mais recentes terem tido um segundo resultado de exame negativo para o vírus.

A boa notícia deve chegar antes a Guiné-Conacri, esta terça-feira, quando será terminado o período de quarentena ligado ao último caso do país, registado a 29 de outubro.

Vigilância

A OMS lembra que Serra Leoa já foi declarada livre do ébola a 7 de novembro e o país continua a passar por um período de 90 dias de vigilância reforçada, rotina que segue até 5 de fevereiro de 2016.

Segundo a agência da ONU, os governos da Libéria e Serra Leoa, com apoio de parceiros como a própria OMS, implementaram testes voluntários de sémen para homens que sobreviveram ao surto de ébola.

Balanço

Esses pacientes também estão a receber aconselhamento para que conheçam riscos e tomem as precauções necessárias para proteger outras pessoas. Mais de 340 sobreviventes já utilizaram o serviço.

Sistemas de vigilância continuam a funcionar na Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa, para que trabalhadores do sector de saúde e qualquer pessoa possa relatar sintomas ou mortes que acreditem que possam estar relacionados ao ébola.

O balanço que a OMS tem até o momento sobre a epidemia é o seguinte: desde o início do surto, foram registados 28.601 casos e entre esses pacientes, 11,3 mil acabaram por perder a vida.

Leia Mais:

Recomeça o repatriamento de marfinenses refugiados na Libéria

Nenhum caso de ébola registado neste mês de dezembro

OMS confirma três casos de ébola na Libéria

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome