Afeganistão, Unicef e OMS vacinam 5,6 milhões de crianças contra pólio

0
42

08/11/2016

Afeganistão, Unicef e OMS vacinam 5,6 milhões de crianças contra pólio

Ouvir /

Campanha começou nesta segunda-feira em todas as províncias do sul, do leste e sudeste do país além da capital Cabul; iniciativa vai até 11 de novembro.

Campanha de vacinação contra a pólio. Foto: Unicef/Zaidi

Monica Grayley, da Rádio ONU.

Uma parceria da Organização Mundial da Saúde, OMS, com o governo do Afeganistão e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, está tentando salvar crianças de contraírem a poliomielite no país.

A campanha deve vacinar mais de 5,6 milhões de crianças contra a doença em todas as províncias do leste e do sul além da capital afegã Cabul.

Morte

A iniciativa quer imunizar todos os menores de cinco anos de idade que vivem no Afeganistão. A poliomielite não tem cura, mas pode ser prevenida com a vacina.

O ministro da Saúde afegão, Ferozuddin Feroz afirmou que todos são responsáveis na luta contra a pólio porque a vacina é a única forma de proteger a criança da paralisia e até da morte. A imunização também é segura para recém-nascidos e não tem efeitos colaterais.

Para realizar a campanha, foram escolhidos 25 mil agentes treinados de saúde que estarão trabalhando até sexta feira. Eles também tentarão alcançar crianças que perderam a primeira dose da vacinação.

Centro de saúde

Os agentes são pessoas de confiança das comunidades afegãs e são também conhecidos pelo cuidado que têm com as crianças.

Aqueles pais que porventura perderem a ronda de imunização poderão levar seus filhos a um centro de saúde para receber a gotinha.

Segundo a ONU, 10 casos de poliomielite foram notificados no Afeganistão este ano em quatro províncias incluindo Kandahar. O Afeganistão é um dos três países, onde a poliomieliete ainda é endêmica. Os outros são Paquistão e Nigéria.

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome