Acnur elogia acordo de cessar-fogo na Colômbia

0
49

13/11/2015

Acnur elogia acordo de cessar-fogo na Colômbia

Ouvir /

Alto comissário pediu que governo colombiano e as Farc façam o possível para reduzir o impacto do conflito; António Guterres reiterou apoio da agência da ONU para sucesso do processo de paz.

Crianças colombianas. Foto: ONU/Mark Garten

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, elogiou nesta sexta-feira, o acordo bilateral e definitivo de cessar-fogo entre o governo colombiano e o grupo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Farc.

Segundo o Acnur, o processo deve entrar em vigor nas próximas semanas.

Impactos do Conflito

O alto comissário para Refugiados, António Guterres, encorajou os dois lados a fazerem o que for possível para reduzir os impactos do conflito, que resultaram em deslocamentos e sofrimento de muitos colombianos.

Guterres reiterou apoio às negociações entre o governo e as Farc com o objetivo de restaurar e garantir os direitos das pessoas deslocadas e dos refugiados.

O Acnur cita ainda a importância de um acordo de paz que assegure os direitos de todas as vítimas, em geral, do conflito, incluindo o acesso dessas pessoas a soluções duradouras, como melhor forma de restaurar seus direitos.

O Alto Comissariado da ONU reafirmou seu compromisso de apoiar a conclusão, com sucesso, do processo de paz. A agência reconheceu também os esforços feitos nesse sentido pelo atual presidente do país, Juan Manuel Santos, e pelo povo colombiano.

Leia Mais:

ONU saúda compromisso das Farc de acabar com recrutamento de crianças

Ban se reúne com representantes da Colombia e Venezuela sobre fronteira

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome