Acesso a água potável muda vida de pequenas comunidades em Pernambuco

0
57

02/01/2016

Acesso a água potável muda vida de pequenas comunidades em Pernambuco

Ouvir /

Parceria do Banco Mundial com o governo de Pernambuco e apoio do Prorural leva água encanada a famílias de Baixio da Carapuça; famílias têm agora até chuveiro em casa.

João Siqueira bebe água em sua casa em Pernambuco. Foto: Banco Mundial

Do Banco Mundial para a Rádio ONU, Mariana Ceratti.

A comunidade de Baixio da Carapuça, no semiárido de Pernambuco, conquistou água encanada com o apoio do Prorural, uma parceria do Banco Mundial com o governo do estado.

Já faz quase cinco anos que a vida das 41 famílias mudou com a chegada do encanamento.

Antes, era preciso buscar água diariamente em um poço. Hoje, pagando uma mensalidade que varia de 5 a 50 reais, dependendo do consumo, os moradores conseguem ter até chuveiro em casa.

Boa Qualidade

A água é de boa qualidade e pode ser usada normalmente no lar. É o que conta o presidente da Associação Rural do Sítio do Baixio da Carapuça, João Siqueira.

"Não falta água para ninguém. Todos os moradores recebem água. Pode faltar às vezes se o poço der problema, mas isso é resolvido de um dia para o outro."

Com o projeto do Banco Mundial, a comunidade superou um problema que ainda afeta 750 milhões de pessoas em todo o mundo, 36 milhões só na América Latina. A falta d'água significa que, todos os dias, é preciso escolher entre preparar comida ou lavar a louça, por exemplo.

Agricultura

Em Baixio da Carapuça, ninguém esbanja porque as últimas chuvas caíram em abril de 2015. Ainda assim, nota-se o quanto a água melhorou o cotidiano da população local.

A comunidade vive principalmente da criação de animais, como cabras, e da fabricação de polpas de frutas.

Aumentar a produção de polpas, aliás, é o novo objetivo dos moradores. Em especial para as mulheres, para quem a atividade traz um importante complemento de renda.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome