“2015 será lembrado como o ano das tragédias envolvendo migrantes”

0
55

18/12/2015

"2015 será lembrado como o ano das tragédias envolvendo migrantes"

Ouvir /

Declaração do secretário-geral da ONU marca o Dia Internacional dos Migrantes; nos últimos 12 meses, mais de 5 mil mulheres, homens e crianças morreram enquanto buscavam uma vida melhor em outro país.

Migrantes sírios na Grécia. Foto: Acnur/Daniel Etter

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU declarou que "2015 será lembrado como o ano do sofrimento humano e das tragédias envolvendo migrantes". Segundo Ban Ki-moon, nos últimos 12 meses mais de 5 mil mulheres, homens e crianças morreram enquanto buscavam proteção e uma vida melhor em outro país.

A mensagem de Ban foi divulgada neste 18 de dezembro, Dia Internacional dos Migrantes. Ele lembra também de dezenas de milhares de pessoas exploradas e abusadas por traficantes de seres humanos.

Vítimas

O chefe da ONU lamenta ainda que milhões de civis serviram de bodes expiatórios, tornando-se alvos de políticas xenofóbicas e discursos alarmistas.

Apesar do cenário, Ban vê 2015 também como o ano em que "a comunidade global destacou a importância da contribuição para o desenvolvimento sustentável".

Com a adoção da Agenda 2030, os líderes mundiais se comprometeram em proteger os direitos dos trabalhadores migrantes, combater o crime transnacional e a rede de tráfico humano.

Medidas

Ban Ki-moon acredita que o mundo precisa fazer esses esforços com urgência e criar um novo pacto global sobre mobilidade humana baseado em uma melhor cooperação entre países de origem, de trânsito e de destino.

O secretário-geral lembra que os direitos humanos dos migrantes devem ser respeitados sempre, independente de seu status. Ele defende ainda a ampliação de canais seguros para a migração regular, a reunificação de famílias e mais oportunidades de reassentamento.

Apenas um quarto dos países-membros da ONU ratificaram a Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos dos Trabalhadores Migrantes e o secretário-geral pede a todas as nações que assinem e ratifiquem o acordo.

Para marcar o Dia Internacional dos Migrantes, a Organização Internacional para Migrações está convidando pessoas do mundo todo a participarem da primeira vigília global nesta sexta-feira. A OIM sugere que as pessoas acendam uma vela em memória aos migrantes que perderam suas vidas este ano.

Leia Mais:

OIT afirma que trabalhadores migrantes passam de 150 milhões no mundo

Agências da ONU relançam programa para famílias sírias na Jordânia

Relatório revela exploração de migrantes no Norte de África

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome