Sobre a Rádio

Quem Somos

A Rádio Unicentro Entre Rios FM 99.7 é fruto de uma parceria entre a Cooperativa Agrária Agroindustrial e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), ambas sediadas em Guarapuava. Inaugurada na década de 1980, a emissora é mantida pela Fundação Pioneira de Rádiodifusão Educativa do Paraná, cujo conselho diretor é composto por representantes da Cooperativa e da Unicentro.

Reconhecida internacionalmente pela qualidade de sua programação, a emissora fica 24 horas no ar, durante o ano todo. A Universitária FM mantém acordos de cooperação com diversas outras instituições respeitadas no Brasil e no exterior, como a Rádio ONU, Rádio França Internacional (RFI), Rádio Swiss Info, Rádio Câmara (dos Deputados), Rádio Senado e Agência Estadual de Notícias (AEN/PR), dentre outras. A emissora mantém ainda parte de sua programação diária transmitida no idioma alemão, como uma ação permanente de difusão dos valores sociais e culturais dos moradores do Distrito de Entre Rios (Guarapuava), onde fica a sede da emissora e tem população de ascendência, em larga escala, suábia (de origem europeia).

Missão da emissora

Transmitir um show de música e informação.

A partir dessa visão, a Fundação Pioneira busca contribuir para a formação educativa, cultural e cidadã do ouvinte, difundindo conhecimentos e valores patrimoniais, artísticos e culturais, especialmente os da área de abrangência da emissora.

Finalidade da emissora

Disponibilizar ao ouvinte uma programação diferenciada, mediando sob a ética da emissora as relações de consumo de bens artísticos, culturais, históricos e patrimoniais entre produtores e o público ouvinte.

Objetivos da emissora

Os fundamentos éticos da emissora refletem nossa cultura, aquilo que somos e acreditamos e temos como objetivo junto à comunidade:

  • Promover a educação, em todos os níveis, por meio de programas informativos, culturais e recreativos;
  • Contribuir para a formação da cidadania;
  • Estimular, na comunidade, a memória e o registro de manifestações culturais da região e do Paraná;
  • Divulgar a produção técnico-pedagógica-científica gerada na Unicentro e as atividades de extensão universitária;
  • Difundir e preservar a cultura brasileira, especialmente a da área de abrangência da emissora; e
  • Revelar novos talentos artísticos, por meio da divulgação dos artistas locais.