Unicentro oficializa novas parcerias com a Unam

0
110

Unicentro oficializa novas parcerias com a UnamPublicado 13 de novembro de 2015 | Por coorc A Universidade Nacional de Misiones, na Argentina.

A Universidade Nacional de Misiones, na Argentina.

Uma comitiva da Unicentro composta pelo vice-reitor da universidade, Osmar Ambrósio de Souza, pelo coordenador institucional da Rede Zicosur Universidades, Márcio Fernandes, e pela coordenadora de Educação a Distância da Unicentro, Maria Aparecida Crissi Knuppel, visitou a Unam, que é a Universidade Nacional de Misiones, na Argentina, em busca de parceria pedagógicas. Após três dias de visita, os resultados foram muito positivos.

A coordenadora de EaD da Unicentro, conta as ações que foram firmadas entre as duas universidades. “Estabelecemos três ações que vamos desenvolver ao longo de 2016. A primeira ação nós vamos trabalhar, possivelmente, com alguns professores que possam ministrar disciplinas de Cultura Brasileira, para alunos e professores da Unam, que é uma temática que é do interesse deles, mesmo porque eles também tem um curso lá de língua portuguesa. Na sequência nós também estaremos trabalhando com eles um curso de especialização lato sensu cuja a temática ainda não tá bem definida, mas é Comunicação, Cultura e Identidade, para região de fronteira, a questão de fronteira seria o norte desse curso. Esse curso seria operacionalizado pela Unicentro e pela Unam.

Ainda conforme Knuppel, uma iniciativa relacionada ao intercâmbio também foi pensada. “A terceira iniciativa que nós firmamos com a Unam foi no sentido de desenvolvermos por aqui uma plataforma de acompanhamento desse processo de mobilidade estudantil, ou seja, os nossos estudantes ficam lá um período, participam, produzem materiais. Nós gostaríamos de ter uma plataforma em que esses alunos disponibilizassem esses materiais”, explica.

A Unam recebeu, além da visita desta comitiva administrativa, nove alunos da Unicentro para um intercâmbio discente de uma semana. Conforme o professor Márcio Fernandes, um dos responsáveis por esta mobilidade, estabelecer contato entre as universidades do Brasil e da Argentina é uma questão cultural. “O acordo com a Universidade Nacional de Misiones é importante porque nós temos uma proximidade geográfica muito grande e uma proximidade cultural também bastante intensa, porque o Paraná e a província de Misiones tem uma faixa de fronteira bastante larga, bastante extensa. Então, nesse sentido, parece-nos bastante natural, como já tivemos a alguns dias atrás uma delegação de nove alunos, pela primeira vez na história da Unicentro foi a Unam, oito alunos de graduação dos cursos de Comunicação e uma aluna do mestrado em Letras”, conta.

O vice-reitor, Osmar Ambrósio de Souza, fez questão de acompanhar as discussões entre as duas universidades e, no último dia da visita, oficializou os compromissos através de um convênio. “Nessa visita que estivemos a Unam, em Posadas, na Argentina, firmamos um convênio, esse convênio é o que dá o respaldo de legalidade a todas as ações que a Unicentro estabeleça com a universidade. Então, a partir da assinatura do convênio, aí sim fica oficializado essa troca, esse intercâmbio de alunos. A expectativa é que em um futuro bem próximo isso se expanda mais, para que não seja só o período de uma semana, mas cursar uma disciplina, alunos daqui cursando uma disciplina lá (na Argentina) e alunos de lá cursando uma disciplina aqui. É esse o objetivo e a universidade está caminhando para isso”, argumentou o vice-reitor.

Fonte: Unicentro – Coorc

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome