Unicentro firma parceria com Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais

0
188

Mudas foram plantadas no Arboreto para comemorar a assinatura Unicentro - Ipef (Foto: Coorc)

Mudas foram plantadas no Arboreto para comemorar a assinatura Unicentro – Ipef (Foto: Coorc)

O campus Irati da Unicentro recebeu a visita do professor Paulo Henrique Müller da Silva, coordenador de pesquisa da área de melhoramento do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef). Na ocasião, um convênio entre as instituições foi assinado para que alunos e professores da Unicentro possam participar ativamente nos programas cooperativos do Ipef, seja no desenvolvimento de pesquisas, como também no treinamento dos estudantes via estágio.
O diretor do campus Irati e também professor do Departamento de Engenharia Florestal, Afonso Figueiredo Filho, ressalta que a história do Ipef se confunde com a história da própria Engenharia Florestal no Brasil. “O Instituto, por meio de seus programas cooperativos, mantém um forte elo entre as universidades e as mais importantes empresas do setor florestal brasileiro associadas a ele. Além disto, o Ipef é um grande difusor de informações técnicas referentes ao setor florestal”.

O rofessor Evandro Tambarussi e Muller já desenvolvem um projeto em parceria (Foto: Coorc)

O rofessor Evandro Tambarussi e Muller já desenvolvem um projeto em parceria (Foto: Coorc)

O convênio já nasce com ações efetivas entre o Ipef e a Unicentro. O professor do Departamento de Engenharia Florestal, Evandro Tambarussi, vem trabalhando em parceria com o Instituto dentro do Programa Cooperativo de Melhoramento. “O projeto visa, principalmente, conservar a base genética e avançar na geração do melhoramento do E. viminalis, que é um tipo de eucalipto”, acrescenta Afonso.
Durante a visita, Müller se reuniu com professores do Departamento de Engenharia Florestal para discutir o encaminhamento de vários temas ligados à área de interesse de ambas as partes. Também foi realizado um plantio de mudas no Arboreto para celebrar o convênio. Para o diretor do campus de Irati, o entusiasmo demonstrado por professores da Unicentro deixa evidente a importância deste convênio e a certeza de que poderá gerar excelentes frutos.
“Do ponto de vista político, essa aproximação da Unicentro com o Ipef é um marco importante para a projeção de seu jovem curso de Engenharia Florestal, colocando-o em destaque no cenário nacional e, inclusive, no cenário internacional ao lado de institutos e órgãos importantes na área florestal, como o Cirad, da França; o SIF, que é o Serviço de Inspeção Federal, do Ministério da Agricultura; da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista (Unesp); da University of Sunshine Coast, da Austrália), entre outros”, avalia Afonso.

Fonte: Coorc Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome