Projeto Voluntários pela Língua incentiva a prática do português por alunos estrangeiros

0
92

Professor Claudio Melo, diretor da Relaçõs Internacionais da Unicentro, explioca para estrangeiros e voluntários funcionamento do projeto (Foto: Coorc)

Professor Claudio Melo, diretor da Relaçõs Internacionais da Unicentro, explioca para estrangeiros e voluntários funcionamento do projeto (Foto: Coorc)

A Unicentro recebeu, nesse mês de agosto, dez novos estudantes estrangeiros. Eles vieram da Colômbia, da Espanha e do México para intercâmbio acadêmico e permanecerão na universidade durante todo o segundo semestre letivo. Para que esses alunos se adaptem mais rápido aos nossos costumes e, principalmente, ao nosso idioma, o Escritório de Relações Internacionais da Unicentro (ERI) lançou o projeto de extensão “Voluntários pela Língua”.
“O projeto funciona de uma maneira muito simples”, explica o coordenador das ações de internacionalização na Unicentro, professor Claudio Melo. “Estudantes da Uncentro são convidados para, voluntariamente, participar de encontros semanais com os alunos internacionais. Uma hora de dedicação com um único compromisso: falar português”.
O primeiro encontro dos alunos estrangeiros com os voluntários do projeto foi realizado no campus Cedeteg. A reunião permitiu que os universitários se conhecessem e dessem início às atividades. Bárbara Karan é acadêmica do curso de Letras e quis ser voluntária. “Eu espero ajudá-los a se habituar porque, geralmente, quando a gente sai do país da gente, a gente fica bem perdido”.
O colômbiano Daniel Luna conta que estudou português por mais de um ano, antes de vir para o Brasil participar do programa de mobilidade. Mas, mesmo assim, quer aprender mais, até ficar fluente no idioma. Apesar de já conhecer um pouco mais da língua portuguesa, também quis participar do projeto. “Eu acho que é muito importante porque nós temos que praticar muito. É uma língua diferente e ter uma pessoa próxima para isso é uma boa atividade. A frequência de falar português com uma pessoa que já fala muito pode ser uma ajuda muito boa”.
Para o professor Claudio Melo, a expectativa é que o projeto contribua para que os novos alunos se sintam bem acolhidos em nossa universidade. “Nós temos uma expectativa grande no sentido de propiciar que a inserção social dos alunos internacionais seja mais forte. Esperamos que, através desse projeto, eles possam estabelecer relações sociais, criar amizades e possam desfrutar do nosso país e da nossa universidade”.

Fonte: Coorc Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome