Programação pela Semana do Folclore tem início em Irati com apresentações culturais

0
178

Para comemorar o Dia do Folclore, data celebrada em 22 de agosto, a Unicentro, todos os anos, prepara uma programação especial. No campus Irati, a Semana do Folclore 2016 teve início com a apresentação do grupo Maracatu Aroeira, no Parque Aquático, no último domingo (21).

O ritmo do maracatu embalou a tarde de domingo no Parque Aquático de Irati (Foto: Coorc)

O ritmo do maracatu embalou a tarde de domingo no Parque Aquático de Irati (Foto: Coorc)

O chefe da Divisão de Promoção Cultural (Diproc), professor Edson Santos Silva, ressalta que as atividades que compõem a Semana do Folclore foram pensadas para levar a arte e a cultura para mais perto do público que, muitas vezes, não tem como se deslocar até o campus. “É a Unicentro saindo dos muros universitários e propondo a toda comunidade iratiense um mergulho na cultura, sobretudo, para nós valorizarmos nossas origens, a nossa cultura oral”.
Uma novidade na Semana do Folclore deste ano foi a apresentação na noite da segunda-feira (22), da Dança ou Romaria de São Gonçalo, existente na região há mais de 70 anos e presente nos municípios de Rio Azul e Inácio Martins. Na oportunidade, o Grupo Folclórico Ivan Kupalo, de Irati, realizou apresentações nas versões adulta e infantil.

Destaque também para o folclore paranaense com a Romaria de São Gonçalo (Foto: Coorc)

Destaque também para o folclore paranaense com a Romaria de São Gonçalo (Foto: Coorc)

Também está em exibição, até o dia 31, no Auditório Denise Stoklos, uma exposição sobre o folclore brasileiro e suas manifestações. A mostra é fruto do trabalho dos alunos do curso de História que desenvolvem as atividades dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no Colégio João XXIII.
Hoje (24), às 19h30, será exibido o filme “Ivan”, no Cine Café, com a participação do autor e diretor do filme, Guto Pasko, que fará um debate após a apresentação. A entrada é gratuita e por ordem de chegada. Finalizando as atividades da Semana do Folclore, amanhã (25), será realizada a Dança como Sagrado Ritual, no Jardim da Casa da Cultura, às 19h30, em parceria com a Prefeitura de Irati.

Fonte: Coorc Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome