Plenária de Reitores da Red Zicosur Universitário tem participação da Unicentro

0
104

Plenária de Reitores da Red Zicosur Universitário tem participação da UnicentroPublicado 20 de outubro de 2016 | Por ariane Reitores participantes da 2. Plenária 2016 da Red Zicosur Universitário (Foto: Unican)

Reitores participantes da 2. Plenária 2016 da Red Zicosur Universitário (Foto: Unican)

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) teve participação com destaque na mais recente Plenária de Reitores da Red Zicosur Universitário, que reúne 35 instituições de Ensino Superior do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Chile, do Peru e da Bolívia. A Unicentro terá presença ativa no primeiro projeto de pesquisa a ser desenvolvido conjuntamente entre as universidades afiliadas, na área de Energias Renováveis, aponta o reitor da instituição, professor Aldo Nelson Bona. Ele esteve na Plenária, na Universidad Nacional de Canindeyú (Unican), em Salto del Guairá (Paraguai), na semana passado, acompanhado do representante do Escritório de Relações Internacionais (ERI), professor Adriano Silvério, e do coordenador institucional do convênio da Zicosur na Unicentro, professor Marcio Fernandes.
Durante o encontro, o representante da Universidad de Antofagasta (Chile), Cesar Trabucco, convidou a todos para envolvimento em outro projeto internacional – um Doutorado em Energia Solar, por meio de um consórcio liderado por Antofagasta. Ainda na Plenária, a delegação da Unicentro recebeu uma sondagem da Universidad Autónoma Tomás Frias (UATF), de Potosi (Bolívia) – para cooperação nos segmentos de Turismo e Engenharia Ambiental -, e uma proposta de mobilidade discente e docente da Universidad Nacional de Itapúa (UNI), de Encarnación, Paraguai. Com a UNI, os intercâmbios acontecerão já em novembro, nas áreas de Física, Engenharia Florestal e Engenharia de Alimentos. Nos próximos dias, os respectivos departamentos pedagógicos serão contatados pelo Gabinete da Reitoria (GR) e pelo ERI, para os devidos encaminhamentos.

Plenária foi realizada em Salto del Guairá, no Paraguai (Foto: Unican)

Plenária foi realizada em Salto del Guairá, no Paraguai (Foto: Unican)

Para além, o ERI irá liderar as tratativas envolvendo as outras demandas surgidas durante a Plenária, cuja próxima edição se dará no primeiro semestre de 2017 na Universidad Nacional de Salta (Unsa), Argentina. “A Red Zicosur está em expansão e, a cada ano, a Unicentro obtém mais e melhores resultados, beneficiando toda a nossa comunidade”, pondera o reitor Aldo, destacando ainda que a participação do Paraná tende a aumentar na produção científica no âmbito do Cone Sul, com a nova gestão da Zicosur, pelo período 2016-2018, sob a presidência da professora Berenice Jordão, reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e vice-presidência do reitor da Unican, Adolfo Pacher.

Postado em noticiasFonte: Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome