Washington envia chefes militares estratégicos ao Iraque

0
32

Washington envia chefes militares estratégicos ao Iraque

Por

RFI

mediaTropas iraquianas apoiadas pela coalizão internacional avançam em Mossul neste sábado, 22 de outubro de 2016.
AHMAD AL-RUBAYE / AFP

O secretário de Defesa americano, Ashton Carter, aterrissou neste sábado (22) em Bagdá para uma visita surpresa, com o objetivo de avaliar a ofensiva das forças iraquianas contra o grupo Estado Islâmico em Mossul.

Carter veio acompanhado do chefe do Pentágono, o general americano Stephen Townsend, que deverá se encontrar com o primeiro-ministro iraquiano Haider al-Abadi, líder da coalização internacional militar que luta contra os jihadistas.

Ashton Carter deverá fazer um balanço das operações em curso em torno de Mossul, cidade ao norte do Iraque e último bastião do estado Islâmico no país, além de avaliar os esforços necessários para que a segunda cidade do Iraque volte à vida normal após a expulsão dos extremistas. Washington deseja conhecer também as condições em que Mossul será governada após a operação.

"Haverá um grande trabalho de reconstrução e de estabilização para fazer", disse o general americano e chefe do Pentágono, Stephen Townsend. “É essencial que estes esforços não fiquem em atraso em relação à operação militar", disse ele.

Já o secretário de Defesa americano também busca facilitar um acordo entre Ancara e Bagdá sobre a participação de tropas turcas na batalha de Mossul, proposta rejeitada pelo governo iraquiano, que causando atritos diplomáticos entre as duas capitais. O chefe do Pentágono afirmou na sexta-feira (20) haver um primeiro acordo entre as partes para essa participação, mas que ainda era necessário definir as "regras práticas" desta colaboração militar.

Os Estados Unidos possuem hoje mais de 4,8 mil soldados no Iraque, com o objetivo de fornecer apoio logístico e aconselhar as tropas iraquianas, sem, no entanto, participar diretamente dos combates.

Um soldado das forças especiais americanas foi morto esta semana por por uma bomba na região nordeste de Mossul. Ele se encontrava em um veículo blindado junto às forças especiais antiterroristas iraquianas quando a explosão ocorreu.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome