Turistas aprovam Olimpíadas do Rio e querem voltar, diz pesquisa

0
62
  • Tweeter

Rio de Janeiro

Rio 2016

Turismo

Pão de Açúcar

Turistas aprovam Olimpíadas do Rio e querem voltar, diz pesquisa

mediaTuristas visitam um dos maiores cartões postais do Rio de Janeiro e demonstram intenção de voltar à cidade.
REUTERS/Stoyan Nenov

Hospitalidade, segurança, acessos aos locais de competição e hospedagem passaram no teste para os turistas nacionais e estrangeiros que vieram ao Rio de Janeiro prestigiar os Jogos Olímpicos. Mas os preços praticados nas áreas dos eventos foram reprovados na opinião dos visitantes, segundo uma pesquisa preliminar divulgada nesta quinta-feira (18) pelo ministério do Turismo.

O estudo, apresentado pelo Ministro interino do Turismo, Alberto Alves, na presença do Ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, avaliou com turistas brasileiros e estrangeiros temas diversos como mobilidade urbana, opções de lazer e turismo, infraestruturas, hospitalidade e prestação de serviços.

Globalmente, o Rio de Janeiro e os brasileiros deixaram uma boa impressão para os turistas estrangeiros que se deslocaram para ver de perto as Olimpíadas: 98,6% destacaram a hospitalidade do povo como o fator mais positivo da viagem. A acolhida foi o item mais bem avaliado da pesquisa dividida entre turistas estrangeiros e nacionais. A infraestrutura do aeroporto do Galeão, principal porta de entrada dos visitantes, também foi bem notada, com 95,6% de aprovação.

Entre os turistas brasileiros, 98,7% disseram que o Rio atendeu ou superou as expectativas, enquanto entre os estrangeiros, o índice foi um pouco menor: 83,1%. No entanto, nos locais de competição, 50,8% dos visitantes avaliaram os preços praticados como ruim ou muito ruim.

Querem voltar

De um modo geral, a avaliação das infraestruturas turísticas foi muito positiva: as opções de lazer e turismo agradaram a 98,4% dos entrevistados, pouco mais do que as opções noturnas, 93,6%. A segurança pública, um dos temas que mais desperta preocupação entre os turistas, também teve uma aprovação expressiva, 88,4%, mais do que o transporte, 86,6%, segundo o estudo.

“Os dados mostram que estamos realizando Jogos Olímpicos memoráveis. Para o turismo o resultado desta pesquisa é especialmente importante. Mostra que teremos um legado de imagem extremamente positivo”, comentou o ministro Alberto Alves.

A avaliação positiva pode ser medida pela intenção de 94,2% de turistas nacionais de voltar ao Rio de Janeiro, enquanto 87,7% de estrangeiros também consideram regressar à Cidade Maravilhosa.

Turistas americanos na praia de Ipanema durante os Jogos no Rio de Janeiro.
Foto:REUTERS

Perfil dos entrevistados

A sondagem, feita pela empresa GMR Inteligência § Pesquisa, ouviu 4.150 turistas brasileiros entre os dias 3 e 16 de agosto no Boulevard Olímpico e nas Arenas esportivas. Entre os visitantes estrangeiros, a pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE) entrevistou 1.262 pessoas entre os dias 6 e 16 de agosto, em locais de saída do Brasil como aeroportos internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro, e fronteiras terrestres do Paraná e Rio Grande do Sul.

A pesquisa identificou o perfil sócio econômico dos visitantes: entre os nacionais, a média de idade foi de 37,6 anos. A grande maioria, 74,6%, têm nível superior ou pós-graduação e renda mensal de R$1.760,01. Do total de entrevistados, 96,3% vieram pela primeira vez às Olimpíadas. Mais da metade, 51,1%, vieram da região sudeste do Brasil, seguidos de nordestinos, 18,5%.

De acordo com a pesquisa preliminar, turistas dos Estados Unidos representaram 23% dos entrevistados, seguidos de argentinos (14,8%), britânicos (4,8%) e franceses (4,7%). Mais da metade dos ouvidos pela sondagem, 56,5%, visitaram o Brasil pela primeira vez e ficaram em média, 11,7 dias.

A fase preliminar da pesquisa foi divulgada a três dias do final das Olimpíadas, mas o estudo vai continuar e ser concluído após o encerramento das Paralimpíadas.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome