Time Brasil tem área de lazer e até laboratório bioquímico na Vila dos Atletas

0
137
  • Tweeter

Rio 2016

Olímpiadas

Brasil

Time Brasil tem área de lazer e até laboratório bioquímico na Vila dos Atletas

Por

Elcio Ramalho

mediaPrédio do Time Brasil na Vila dos Atletas, no Rio de Janeiro.
Foto: RFI Brasil

Os atletas brasileiros hospedados na Vila Olímpica, na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, têm à disposição uma das melhores estruturas já oferecidas à delegação olímpica do país.

Enviado especial ao Rio de Janeiro,

No amplo complexo de 31 prédios de 17 andares, o do Time Brasil ocupa uma das extremidades da Vila dos Atletas e conta com uma infraestrutura que inclui uma ampla área de lazer e recreação, com espaço para vídeo game e descanso, e de convivência e confraternização entre os atletas. Um quadro de medalhas foi pendurado na parede para acompanhar o desempenho da delegação.

A estrutura conta ainda com um moderno laboratório de bioquímica em operação desde 2006. Para cada amostra coletada, podem ser feitos de 60 a dois mil exames. Os resultados são rápidos, podem demorar de três a 15 minutos. O objetivo é acompanhar o desempenho dos atletas antes e depois dos treinos e competições. Segundo o responsável Luiz Carlos Cameron, os equipamentos, portáteis, são muito sofisticados e capazes de avaliar desde o desgaste muscular, respostas à alimentação até hidratação.

“A gente faz um trabalho específico para preservar a integridade física, a saúde e a performance do atleta para melhorar seu rendimento”, explica Cameron, afirmando que os testes são feitos a pedido dos atletas e de seus treinadores.

Laboratório de bioquímica no prédio do Time Brasil.
Foto: RFI Brasil

Ao lado do laboratório, computadores registram todas as atividades dos Jogos gravadas e divulgadas pelo centro de operação com imagens em tempo real do que acontece em todas as instalações olímpicas. Em outra sala, os integrantes do Time Brasil ainda têm à disposição salas de massagem, fisioterapia e atendimento médico personalizado.

Quando as equipes técnicas chegam elas fazem visitas aos coordenadores de cada área e montam sua programação. Alguns trabalhos ficam sob avaliação da necessidade do momento. A bioquímica, a parte de preparação mental, a gente deixa a cargo dos treinadores-chefe decidirem como atuar. O que a gente defende é que seja um trabalho contínuo ao que eles já realizam em seus clubes ou seleções fora daqui”, explica o chefe adjunto da missão, Jorge Bichara.

O prédio é exclusivo para a delegação brasileira que vai se revezar na ocupação do local onde são oferecidos apartamentos com dois quartos e todos com suítes para garantir maior conforto para os ocupantes.

“A qualidade e a estrutura que os atletas têm hoje é muito boa”, avalia Adriana Behar, gerente de planejamento esportivo do Comitê Olímpico do Brasil e medalhista olímpica.

Sala de lazer do prédio do Time Brasil.
Foto: RFI Brasil

Atualmente, 200 pessoas ocupam o local, entre eles o time de handebol masculino. “Chegamos na terça-feira, já estamos acostumados e o ambiente está cada vez melhor”, diz Thiagus.

“A gente praticamente não tem muito tempo. O que tem, a gente aproveita para descansar e ficar um pouco na sala de jogos. O tempo que vai para o refeitório, volta, essa interação está bem legal. Só de sentir esse clima já é uma sensação bem legal”, acrescenta Oswaldo.

Nem todos os 465 atletas da delegação brasileira dos Jogos Olímpicos decidiram desfrutar da estrutura da Vila Olímpica. O judô, por exemplo, manteve sua equipe treinando em Mangaratiba, na Região dos Lagos, longe do local de competição. A decisão de muitas confederações de manter seus competidores fora do alojamento oficial das delegações não incomoda a gerente de planejamento do COB.

“Nossa estratégia é feita em parceria com as confederações e comissões técnicas, entendendo os locais de competição. Nesses Jogos, vamos ter atletas hospedados na Urca, em Copacabana porque competem nesses locais. Como o deslocamento pode levar um tempo maior de espera, tudo isso é alinhado com as federações e com os próprios atletas. Entendendo que vai ser num contexto benéfico para o atleta, a gente adota esta linha”, explica Behar.

Gabriel Medina (centro) e atletas do Time Brasil.
Foto: RFI Brasil

Na terça-feira, a instalação do Time Brasil recebeu uma visita especial, do campeão mundial de surf Gabriel Medina. Ele se encontrou com vários atletas, conferiu as instalações e até almoçou no refeitório. Na saída, muito assediado, ele posou para fotos e elogiou as condições do prédio.

“A estrutura que eles têm aqui é impressionante. É muito legal. Comi no refeitório e gostei. Está tudo aprovado”, brincou. “É muito legal esse clima de Olimpíada e uma honra para o Rio. Espero um dia estar em um prédio como esse com a seleção todo do Brasil e seria uma honra representar o país”, completou.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome