Presidente mexicano diz que propostas de Trump são ameaça para o país

0
42
  • Tweeter

México

Estados Unidos

Enrique Pena Nieto

Donald Trump

Presidente mexicano diz que propostas de Trump são ameaça para o país

Por

RFI

mediaDonald Trump e Enrique Peña Nieto em reunião na Cidade do México
REUTERS/Henry Romero

O presidente mexicano Enrique Peña Nieto afirmou, após reunião na quarta-feira (31)com Donald Trump, que as propostas do candidato republicano, como construir um muro na fronteira entre México e Estados Unidos e expulsar os imigrantes ilegais, são uma ameaça para o país. As informações são do jornal mexicano "El Universal".

"Não pretendo ficar de braços cruzados. O que me interessa é encarar o problema, é enfrentar o que possa representar um risco para o México", disse logo depois do encontro, na residência presidencial de Los Pinos.

"Estou consciente da indignação das pessoas e a compartilho. Falei para Trump que suas declarações sobre os mexicanos indignaram todo um povo. Merecemos respeito de todos", afirmou o presidente em referência ao fato de o candidato ter chamado os mexicanos de "criminosos e estupradores".

Após a reunião, Trump reafirmou que o México pagará 100% da construção de um gigantesco muro na fronteira sul dos Estados Unidos e prometeu excluir a regularização de imigrantes que entrem ilegalmente nos Estados Unidos.

"Vamos construir um grande muro na fronteira sul", disse em um comício na cidade de Phoenix (Arizona), pouco depois de sua polêmica reunião com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto. "O México vai pagar pelo muro, acreditem, 100%. Ainda não sabem disso. São pessoas e líderes grandiosos, mas vão pagar pelo muro".

Expulsão de imigrantes ilegais

No mesmo discurso, Trump prometeu que, caso seja eleito, excluirá qualquer possibilidade de regularização dos imigrantes ilegais.
Trump já havia abordado o polêmico tema do muro na visita ao México, quando se reuniu com Peña Nieto

"Os Estados Unidos têm o direito de construir um muro", declarou o candidato ao destacar que a fronteira comum se estende por mais de 3.200 km e é fonte de criminalidade, narcotráfico e trânsito ilegal de imigrantes.

Peña Nieto reagiu mais tarde no Twitter afirmando que deixou claro que "o México não pagará pelo muro". Em Phoenix, ele realizou um de seus mais detalhados discursos sobre imigração, no qual reafirmou seus planos para reprimir os estrangeiros que vivem ilegalmente nos Estados Unidos. "Você não pode simplesmente vir até aqui e esperar ser legalizado. Este tempo acabou".

"Para os que estão aqui ilegalmente e buscam status legal, haverá apenas um caminho: regressar ao seu país e apresentar um pedido para voltar sob as regras do novo sistema migratório", declarou Trump.

Cancelamento de proteção

O candidato republicano declarou que sua prioridade será a deportação de criminosos e delinquentes cujos visto já venceram, além dos "milhões" de imigrantes ilegais "que entraram durante o atual governo".

Trump disse ainda que triplicará o número de funcionários da agência de imigração ICE e criará um departamento especializado na deportação dos criminosos mais perigosos.

O plano inclui ainda o cancelamento das ordens presidenciais de Barack Obama que protegem milhões de imigrantes ilegais da deportação e a suspensão do financiamento federal para as chamadas "cidades santuário", que proíbem a discriminação contra trabalhadores sem documentos.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome